problemas e desgastes em caldeiras

7 principais causas de problemas e desgastes em caldeiras

As caldeiras são equipamentos com larga utilização em diversos processos industriais. Elas são responsáveis pela geração de vapor, utilizando para isso a queima de uma ampla gama de combustíveis, que vão desde o óleo combustível até as diferentes variedades de biomassa.

Por trabalharem sempre sob alta pressão, as caldeiras estão sujeitas a sofrer diversos problemas que podem ocasionar superaquecimento e, em casos mais sérios até a explosão do equipamento.

Porém, antes do colapso total da caldeira acontecer, algumas ocorrências serão previamente perceptíveis indicando um desgaste excessivo do equipamento.

O mais importante é que cada desgaste tem suas causas, exigindo ações preventivas da indústria, caso da manutenção.

Conheça então quais são as 7 principais causas que merecem maiores cuidados para manter a caldeira segura e em constante funcionamento.

1. Choque térmico

A primeira causa de desgaste em caldeiras é o choque térmico. Este pode ocorrer em razão da frequente parada e recolocação em marcha da câmara de combustão, que é o responsável pelo aquecimento da água. As caldeiras que estão expostas a este tipo de risco, normalmente são operadas manualmente, on/off.

Um exemplo que podemos dar para esse desgaste, é quando a caldeira é alimentada com água fria, descontinuamente.

As temperaturas dos tubos das caldeiras variam consideravelmente devido às condições de trabalho. Devido a essas variações, ocorrem contrações e dilatações, originando o choque térmico.

2. Defeitos de Mandrilagem

A mandrilagem é a operação de expansão dos tubos juntos aos furos dos espelhos da caldeira. Será através dessa operação que os tubos ficam ancorados com a estanqueidade devida, ou seja, isento de furos, trincas ou porosidades.

Porém, caso exista corpos estranhos na superfície externa das extremidades dos tubos ou nas paredes essa estanqueidade pode ficar comprometida, podendo comprometer a “saúde da caldeira”.

3. Corrosão dos componentes das caldeiras

A corrosão – representada pela redução da espessura das superfícies da caldeira submetidas a pressão – é uma das principais responsáveis pela degradação deste equipamento.

O processo corrosivo pode ocorrer de diversas formas, tais como corrosão interna, oxidação generalizada do ferro, corrosão galvânica, corrosão por aeração diferencial, corrosão salina, entre muitos outros.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

4. Falhas em Juntas Soldadas

Toda caldeira passa por processos de soldagem que precisam ser muito bem feitos, já que estes ocorrem nos tubos, espelhos, tubulões, reforços, estais e muitas outras partes da caldeira.

Assim, qualquer falha nas juntas soldadas certamente aumenta o risco de problemas, caso da explosão de caldeiras, pois estas são as regiões que apresentam menor resistência do metal.

Neste caso, optar por bons fornecedores de caldeiras é parte fundamental para reduzir desgastes e falhas relacionadas aos processos de solda. Também é importante seguir a Norma ASME IX, que se relaciona à qualificação de soldadores e operadores de soldagem, ofertando a eles os critérios básicos para a soldagem e a brasagem que podem afetar o desempenho do equipamento.

5. Vazamento de água ou de vapor

Tanto o vazamento de água quanto o vazamento de vapor que podem ocorrer em caldeiras representam defeitos bastante comuns. As causas destes vazamentos são variadas, dentre as quais pode-se citar:

  • Sede das válvulas danificadas ou emperradas;
  • Junta de tampa ou de flanges mal colocadas;
  • Tubo rachado ou até mesmo furado;
  • Superaquecimento seguido de resfriamento rápido, fazendo com que tubos se soltem dos espelhos.

6. Arraste de água

Como o próprio nome diz, este fenômeno é caracterizado pelo arraste de água da caldeira para a linha de vapor, causando alguns problemas que comprometem o funcionamento da caldeira.

Entre estes problemas pode-se citar a formação de depósitos nos superaquecedores, turbinas, válvulas e acessórios da seção pós-caldeira, além de queda no rendimento de equipamentos que utilizam vapor para aquecimento.

7. Falta de manutenção e cuidados diários

Possivelmente, todas as causas de problemas citadas neste post têm relação direta com a negligência na manutenção e cuidados diários, imprescindíveis para o bom funcionamento de caldeiras.

Por isso, para evitar que todas as causas apresentadas se tornem problemas mais sérios, as caldeiras industriais devem receber constante manutenção, sempre de acordo com as recomendações do fabricante.

Além da preocupação com a manutenção da caldeira, é necessário que as indústrias atendam todas as normas presentes na NR 13, responsável por condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

Quer saber mais sobre a norma regulamentadora de caldeiras e vasos de pressão? Então confira nosso post sobre a NR 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.