Caldeira a biomassa = economia e sustentabilidade

Caldeira a biomassa = economia e sustentabilidade

Toda boa caldeira a biomassa tem muitos benefícios que certamente estimulam as indústrias a adota-la cada vez mais.

Mas de todos os valiosos benefícios que a escolha de uma caldeira a biomassa pode trazer à atividade industrial, há dois deles que ganham importância ainda maior: busca pela sustentabilidade e economia.

Na atualidade, optar por uma caldeira a biomassa significa maior responsabilidade para com a sustentabilidade, além de maior eficiência econômica, principalmente com redução da dependência de combustíveis fósseis. Por isso, esses benefícios ganham grande importância para as indústrias.

Veja então porque a sustentabilidade e a economia são dois dos benefícios mais importantes que certamente vão incentivar você a ter uma caldeira a biomassa em sua indústria.

Sustentabilidade: produzindo mais energia e gerando menos poluentes

Você pode ainda não saber, mas segundo o Relatório Especial sobre Energias Renováveis e Mitigação de Mudanças do Clima (SRREN) há a expectativa que em 2050 as energias renováveis – caso da biomassa – alcancem participação superior a 50% em toda a produção de energia primária do mundo.

No âmbito do Brasil, muitas fontes mostram que a biomassa – uma das maiores fontes de energia elétrica nacional – tem espaço para suprir quase um terço de todo o consumo de energia brasileira.

Tais dados contribuem para mostrar a importância que uma caldeira a biomassa terá na busca por sustentabilidade, com esse gerador de calor representando um importante caminho para tornar as indústrias mais sustentáveis.

Assim, entre os muitos benefícios em sustentabilidade que a adoção de uma caldeira a biomassa pode trazer na geração energética industrial, pode-se citar como mais importantes:

  • Importante redução de gases de efeito estufa liberados na atmosfera, tais como dióxido de enxofre e dióxido de carbono;
  • Geração energética mais renovável e limpa;
  • Liberação de sobras de cinzas ao meio ambiente menos agressiva, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis;
  • Reaproveitamento dos resíduos, impedindo que estes tenham destinos não corretos;
  • Proporcionam maior eficiência energética, ou seja, gerar bons volumes energéticos.

Devido a todos esses benefícios muitas empresas estão fazendo altos investimentos para começar a usar caldeiras a biomassa em seus processos. Esses investimentos representam o pilar de sustentabilidade destes empreendimentos, pois produzem altos volumes energéticos, ao mesmo tempo que veem seus volumes de poluentes diminuir.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

Economia: avanço tecnológico e fontes de biomassa mais baratas

Além dos benefícios sustentáveis já citados, o uso de uma caldeira a biomassa apresenta uma importante vantagem quanto ao seu custo.

Esse custo tende a ser reduzido em razão da disponibilidade das diferentes formas de biomassa e avanço tecnológico que estes geradores de vapor estão tendo nos últimos anos, como veremos a seguir.

Biomassa: mais barata que outros combustíveis

Observa-se que os custos para adquirir as diversas formas da biomassa são mais competitivos, principalmente quando comparados aos combustíveis fósseis, que estão cada dia mais escassos e com seus preços mais elevados e inconstantes.

Além disso, observamos que o Brasil é reconhecidamente beneficiado pelas suas características edafoclimáticas. Tal fato permite que em seu território diversas fontes de biomassa prosperem de forma abrangente e economicamente competitiva.

Diante dessa elevada oferta, a geração a biomassa é vista como uma das alternativas mais promissoras do ponto de vista econômico, contribuindo para que tenhamos um futuro energético mais sustentável.

Com isso podemos constatar que se houver boa disponibilidade regional, a biomassa configura-se como um excelente combustível na geração energética em caldeiras.

Avanços tecnológicos em projetos da caldeira a biomassa

Além do menor custo para adquirir o combustível (biomassa), nos últimos anos observamos grande avanço tecnológico para modernização das caldeiras a biomassa, que estão sendo projetadas para proporcionar uma queima mais eficiente do combustível.

Estas caldeiras são projetadas para proporcionar melhor combustão cruzada, com uma pirolise quase que completa, gerando menor volume de cinzas, com a melhor relação de oxidação dos gases.

Tais tecnologias estão proporcionando o aproveitamento máximo da energia do combustível, com o mínimo de geração de gases poluentes, ou seja, gerando economia associada à sustentabilidade.

Porém, diante desses benefícios é importante citar que o segredo está na experiência, solidez e comprometimento da empresa e dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de uma caldeira a biomassa.

Esse é o caso da XH MAR Bethlehem. Presente no mercado de caldeiras, a empresa iniciou suas atividades na última década e hoje tem a missão de atender as necessidades de seus clientes de forma eficaz, apresentando as soluções mais inteligentes em sustentabilidade e economia.

Quer saber mais? Então veja porque optar por uma caldeira é uma excelente opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.