entenda-o-que-e-a-NR-13-caldeiras-e-vasos-de-pressao-e-qual-sua-importancia

Conheça a NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão e veja sua importância

Você já ouviu falar em gestão da integridade estrutural de caldeiras e vasos de pressão, além de todas suas tubulações? Este é um assunto tratado especificamente na NR 13, tendo relação direta com os processos de fabricação até a própria operação destes equipamentos, sempre com a máxima segurança.

Não importa se o processo é a instalação, inspeção, manutenção ou a própria operação das caldeiras e vasos de pressão, seguir à risca a NR 13 significará melhorar, essencialmente, a segurança de trabalhadores e da indústria, ajudando a evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Conheça as características dessa norma e veja a sua importância nas indústrias.

NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão: Essencial para evitar acidentes

A Norma Regulamentadora de número 13 (NR 13) é uma das normas regulamentadoras com a finalidade de garantir a segurança e integridade de trabalhadores, a fim de evitar incidentes e acidentes graves capazes de colocar em risco a integridade física das pessoas. 

Essa NR, trata especificamente da gestão da integridade estrutural de Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.

A NR 13 foi criada para ajudar a evitar os inúmeros acidentes que podem ocorrer em vasos de pressão, caldeiras e tubulações ligadas a estes sistemas.

Baseado nessa necessidade, o principal objetivo da NR 13 é definir regras mais claras para inspeção de segurança, operação de caldeiras e vasos de pressão, além de suas tubulações. Com isso, é garantida a segurança dos trabalhadores ao mesmo tempo que são evitados sérios acidentes.

Em resumo, pode-se dizer que a NR 13, quando adotada corretamente, pode oferecer as seguintes vantagens:

  • Redução de danos ao patrimônio físico da empresa;
  • Significativa diminuição do número de acidentes;
  • Motivação dos trabalhadores quanto às questões de segurança e saúde do trabalho;
  • Possibilidade de mapeamento de diversos riscos causadores de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Redução dos encargos trabalhistas e previdenciários.

 

Onde a NR 13 deve ser aplicada?

Como já vimos, a NR 13 estabelece todos os requisitos necessários, tanto técnicos como legais, relativos à instalação, manutenção, operação e inspeção de caldeiras e vasos de pressão. Dessa forma, essa NR se aplica às caldeiras, vasos de pressão além de tubulações ou sistemas de tubulação ligados a caldeiras ou vasos de pressão que contenham fluidos de classe A ou B:

Para os propósitos desta NR, as caldeiras são classificadas em três categorias, conforme segue:

  • Caldeiras da categoria A: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2);
  • Caldeiras da categoria C: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2);
  • Caldeiras da categoria B: são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriormente apresentadas.

Já os vasos de pressão, para efeito desta NR, são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco. Os fluidos contidos nos vasos de pressão são classificados conforme descrito a seguir:

Classe A:

  • Fluidos inflamáveis;
  • Fluidos combustíveis com temperatura superior ou igual a 200 ºC;
  • Fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 partes por milhão (ppm);
  • Hidrogênio;
  • Acetileno.

Classe B:

  • Fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200 ºC;
  •  Fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 partes por milhão (ppm).
  • Classe C:
  • Vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido.

Classe D:

  • Outro fluido não enquadrado acima. 

Além destas aplicações, a NR 13 dá grande destaque a necessidade de análise técnica e de criação de medidas de contingência que contribuem com a mitigação de riscos.

 

Ações necessárias associadas ao cumprimento da NR 13

Para que seja aplicada de forma eficaz e garanta a saúde, a integridade e a segurança dos trabalhadores, a NR 13 deve ser cumprida na sua totalidade. Para isso, algumas ações são necessárias. São elas:

Passo 1: Avaliação da planta

Nesta etapa inicial, deve-se avaliar todas as instalações, com o estado geral dos equipamentos (caldeiras e vasos de pressão), além do levantamento de toda a documentação.

Passo 2: Listagem e categorização dos equipamentos

Após avaliar as instalações, chega o momento de fazer a conferência dos ativos existentes, das tags e das placas de identificação. Segundo a NR 13, toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: 

  • Fabricante;
  • Número de identificação;
  • Ano de fabricação;
  • Pressão máxima de trabalho admissível (PMTA);
  •  Pressão de teste hidrostático de fabricação;
  • Capacidade de produção de vapor; 
  • Área de superfície de troca térmica; 
  • Código de projeto e ano de edição. 

Passo 3: Avaliação documental

Nesta etapa, observa-se a existência e principalmente a qualidade de certificados e relatórios, seguido pela validação do projeto.

Passo 4: Inspeções internas e externas

Realiza-se nesse momento às inspeções de Caldeiras e Vasos de Pressão, além da adoção de ensaios especiais.

Passo 5: Gestão dos ativos

Na etapa final, faz-se o cálculo de vida remanescente do equipamento, além de toda a programação de futuras inspeções de caldeiras e vasos de pressão. Essas inspeções serão iniciais, periódicas e extraordinárias, dependendo da necessidade.

 

Equipamentos XH MAR Bethlehem: total concordância à NR 13

A NR 13 é a norma que dita as regras para fabricação, instalação, operação, manutenção preventiva e reparos emergenciais de Caldeiras e Vasos de Pressão. Essas estruturas merecem o devido cuidado graças ao risco de explosões e de vazamentos de gases tóxicos.

Dessa forma, a norma exige o cumprimento de uma série de medidas para assegurar a integridade de caldeiras, de vasos de pressão e de tubulações desde a fabricação, passando pela instalação até seu uso.

Nesse contexto, a XH MAR Bethlehem é uma empresa que está sempre preocupada em fabricar equipamentos com o objetivo de gerar produtividade, eficiência e segurança a todos os seus clientes.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

Por isso, a empresa projeta e produz equipamentos sempre em concordância com a NR 13, além de oferecer técnicos altamente capacitados e com grande experiência na geração de vapor e instalação desses equipamentos.

E, ostrando a sua total preocupação com a qualidade e segurança de seus produtos, a XH MAR Bethlehem também está de acordo com muitas outras normas de importância, tais como a NR 10, NR 12, NR 18 e NR 26. Tudo isso mostra o comprometimento da empresa com a segurança de seus clientes.

Para saber mais sobre caldeiras e vasos de pressão, acompanhe nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.