Entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-nutricao-e-reciclagem-animal

Entenda o que é e como funciona a nutrição e reciclagem animal

O Brasil é um grande produtor de produtos cárneos. Em razão disso, nossas indústrias geram grande volume de resíduos não utilizáveis na alimentação humana. Mas você sabia que esses “restos” são a principal matéria-prima da reciclagem animal, cujo foco central é a sustentabilidade?

Pouca gente sabe, mas a indústria brasileira de reciclagem animal já recicla 12,4 milhões de toneladas de matéria crua, tais como penas, vísceras, sangue e ossos de bovinos, suínos, aves e peixes, em um setor que movimenta R$ 7,9 bilhões por ano no país.

Esse mercado é ainda um dos grandes responsáveis por estimular o setor de equipamentos específicos para processar os subprodutos, tais, triturador, prensa e secador, além de caldeiras que contribuem com todo o processamento.

Conheça então o mercado da reciclagem animal, sua relação com a alimentação de animais e com a sustentabilidade, além da importância do uso de equipamentos de maior qualidade.

Mercado da reciclagem animal está em franca ascensão

Entende-se por reciclagem animal a transformação de matéria crua de resíduos animais — rejeito de abatedouros e rede varejista — em proteínas, gorduras e minerais que retornam a cadeia produtiva como insumo para diversos fins, como rações para pets, aves, suínos, peixes, camarões, entre outros.

Esse é um setor industrial que ganhou maior importância recentemente, mas a indústria brasileira de reciclagem animal já está rapidamente se estruturando no Brasil. Os números recentes provam isso.

Segundo dados da ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal), em 2018 foram reprocessados cerca de 12,5 milhões de toneladas de matérias-primas, tais como: penas, vísceras, sangue e ossos de bovinos, suínos, aves e peixes.

Atualmente esse setor produz 5,3 milhões de toneladas de farinhas e gorduras, movimentando aproximadamente R$ 7,9 bilhões por ano e gerando mais de 55 mil empregos diretos.

Esses números mostram que esse mercado está rapidamente se profissionalizando, com tendências e evoluções baseados na busca pela máxima produtividade e sustentabilidade.

No Brasil, essa profissionalização se confirma quando observamos que o setor de reciclagem animal vem obtendo importantes vitórias, tais como:

  • Estabelecimento de seu nicho no ciclo econômico do agronegócio;
  • Crescimento constante da produção;
  • Ampliação da produção observável frente à produção potencial; e
  • Modos de produção mais sustentáveis.

Benefícios da reciclagem animal para a cadeia produtiva

Os profissionais ligados à reciclagem animal costumam dizer que esse setor tem relação total com a sustentabilidade, com o setor tendo participação no início (com a produção e oferta de farinhas destinadas à produção de rações animais) e no fim da cadeia produtiva (pois reutiliza os resíduos de abate).

Em resumo, podemos dizer que a reciclagem animal transforma algo com potencial poluidor em produtos com grande valor agregado, tornando a atividade altamente sustentável.

Dessa forma, quando realizada conforme todas as regras e leis vigentes para o setor, a reciclagem animal contribui com variados benefícios sociais, ambientais e econômicos, tais como:

  • Redução do desperdício na indústria frigorífica e no setor varejista;
  • Possibilita que os nutrientes voltem a cadeia, aumentando a entalpia do sistema;
  • Ajuda a reduzir a demanda por área plantada em grãos;
  • Contribui para evitar o consumo de bens finitos, como o fosfato;
  • Ajuda a melhorar a palatabilidade das rações animais;
  • Proporciona o processamento do resíduo que, quando deixados no ambiente, poderiam servir de local de multiplicação de pragas e de agentes contagiosos;
  • Gera emprego e renda.

No Brasil, a indústria destinada à produção de rações animais é, possivelmente, a grande beneficiada da reciclagem animal, pois terá um produto de qualidade, palatável e com a devida inspeção estadual e federal, ou seja, mais segura também.

A necessidade desse tipo de indústria representa uma grande oportunidade para frigoríficos e para o setor varejista, que darão melhor destino aos seus resíduos (gerando maior sustentabilidade), além de obterem uma importante renda extra.

Desenvolvimento de novas tecnologias dentro do setor

Como já citado, o setor de reciclagem animal está, a cada dia que passa, se tornando mais estruturado e produtivo, mas, mesmo assim, há ainda muitas oportunidades que se apresentam ao setor.

Essas oportunidades têm relação direta no desenvolvimento de novas tecnologias de processamento, capazes de fabricar novos produtos e de atingir novos e exigentes consumidores dentro do mercado de nutrição animal.

Nesse campo tecnológico muito vem sendo desenvolvido, principalmente frente às características únicas dos resíduos processados. Essa busca por evolução tecnológica vem resultando em uma produção mais estável e esterilizada de produtos, inativando efetivamente os patógenos.

Assim, trituradores, prensas, digestores, moegas/tolgas e demais equipamentos que compõe uma planta de rendering (ou de reciclagem animal) estão em constante avanço, trazendo maior eficiência e contribuindo com a sustentabilidade dessa indústria.

Umas dessas tecnologias relaciona-se também com o aumento da eficiência de caldeiras destinadas à geração de vapor para os mais variados equipamentos dentro dessa indústria, tais como trituradores e aqueles destinados à secagem da matéria-prima. Nesse sentido, a XH MAR Bethlehem se configura como uma das empresas mais inovadoras.

Os projetos de caldeiras da XH MAR Bethlehem surgem a partir da constante busca por melhorias e evolução de seus produtos. As tecnologias da empresa se caracterizam por apresentarem projetos de concepção moderna, dotada de uma ampla câmara de combustão, sem o arraste de particulado não queimado.

Possuem ainda diferenciadas grelhas, tipo Cota Zero e Drilled com maior eficiência de queima das tecnologias já existentes.

Dessa forma, para se colocar de forma mais atuante dentro desse competitivo mercado, a XH MAR Bethlehem desenvolve as melhores caldeiras para a indústria, apresentando um portfólio completo em caldeiras, no modelo aquatubular, flamotubular, e mista.

Portanto, se você pretende investir em uma indústria de reciclagem animal, não esqueça de pesquisar sobre as melhores caldeiras do mercado oferecidas pela XH MAR Bethlehem.

Quer saber mais? Então saiba tudo sobre as principais aplicações das caldeiras flamotubulares. Clique aqui e conheça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.