Descubra-todas-as-vantagens-da-caldeira-flamotubular-e-suas-aplicacoes

Descubra todas as vantagens da caldeira flamotubular e suas aplicações

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

As caldeiras, também conhecidas como geradores de vapor, representam equipamentos essenciais para as indústrias e seus processos. São destinadas a gerar vapor através da troca térmica entre o combustível e a água. Dentre as opções de caldeiras, a caldeira flamotubular é uma das mais conhecidas e utilizadas.

Esse modelo de caldeira, que tem seu limite de capacidade próximo a cinquenta toneladas de vapor por hora, produz pequenas quantidades de vapor à baixas pressões, sendo utilizada em variados tipos de indústrias.

Mas além das vantagens já conhecidas, a caldeira flamotubular apresenta muitas outras vantagens e aplicações que incentivam ainda mais seu uso na geração de vapor em indústrias.

Conheça então suas características e vantagens e veja quais são as principais aplicações que incentivam sua utilização por parte das indústrias.

Como funciona uma caldeira flamotubular?

Caldeiras em geral são equipamentos que possuem a finalidade de transformar água em vapor de água, utilizando para isso a queima de uma variedade bem abrangente de combustíveis.

Como funciona uma caldeira flamotubular?

Assim, o trabalho das caldeiras é aquecer a água, gerando vapor. Para isso são utilizados dois métodos: o tubo de fogo (flamotubular) e o tubo de água (aquatubular). Nossa discussão hoje é exclusivamente sobre a caldeira flamotubular, principalmente porque esse é o método mais conhecido e comum em indústrias.

Nesta variedade de caldeira, os gases decorrentes da queima do combustível são enviados para dentro da caldeira através dos tubos. Estes, por sua vez estão cercados pela água que será aquecida e transformada em vapor, gerando a energia pretendida.

Tipos de caldeiras flamotubulares

As indústrias que optam pela caldeira flamotubular para gerar vapor para seus processos podem utilizar basicamente duas variedades: Vertical e Horizontal.

  • Caldeira flamotubular vertical: Neste tipo de caldeira os tubos ficam dispostos verticalmente em um corpo cilíndrico fechado por placas chamadas de espelhos, onde logo abaixo do espelho inferior, localiza-se a fornalha interna.
  • Caldeira flamotubular horizontal: Nesta caldeira os vasos de pressão estão dispostos horizontalmente, com os espelhos estando presentes nas extremidades. Junto a eles, está localizada tanto a fornalha quanto os tubos.

Essa variação demanda maior uso de água do que a caldeira vertical, mas conta com uma variedade bem grande de modelos como Cornuália, Lancaster e Escocesas. Essa variação pode possuir de 1 ou 2 passes de gases no tambor de vapor.

Principais aplicações de uma caldeira flamotubular

Uma caldeira flamotubular é reconhecida como uma caldeira compacta, além de apresentar processos relativamente simples.

Principais aplicações de uma caldeira flamotubular

Por essas razões, as caldeiras flamotubulares ainda são bastante utilizadas na indústria, mesmo diante do desenvolvimento de modelos de caldeiras e geradores de vapor mais modernos.

Baseado nisso, as principais aplicações industriais de uma caldeira flamotubular são:

  • Contribuir com a secagem de produtos em diversos processos industriais de forma indireta;
  • Ser aplicável em plantas de co-geração e geração de energia elétrica até 10,0 MW;
  • Fornecer vapor saturado para beneficiamento de produtos nos mais diversificados setores industriais.

Benefícios da adoção e utilização de uma caldeira flamotubular

As caldeiras flamotubulares possuem importantes benefícios que incentivam e tornam possível a sua adoção nos mais diversos processos industriais. Tais benefícios contribuem de forma significativa com a eficiência na geração de vapor.

Neste contexto, os principais benefícios da caldeira flamotubular são:

– Caldeira mais compacta. Sendo ideal para processos industriais que dispõe de pouco espaço. Dessa forma, não há a necessidade em adquirir uma caldeira muito grande, fato esse que representaria um desperdício de espaço e principalmente de dinheiro;

– Utiliza uma grande variedade de combustíveis. Uma caldeira flamotubular pode usar desde gases (GN e GLP), óleos e lodo industrial até as mais diversas formas de biomassa (Bagaço de Cana, Briquete, Capim Elefante, Carvão, Casca de Arroz, Cavaco de Madeira, Lenha, Maravalha, Pellets, Resíduos Florestais e Serragem);

– Maior eficiência no uso de combustíveis. Ainda sobre os combustíveis, a caldeira flamotubular tende a ter a mesma usabilidade para qualquer tipo de combustível, ou seja, independentemente da variedade, a produção de vapor não é comprometida, sendo bastante eficiente e atendendo todas as expectativas.

– Ótimo custo-benefício. Neste tipo de caldeira o investimento, a implantação, o uso, a manutenção e a inspeção são mais acessíveis;

– Uteis em processos que demandam pouca quantidade de vapor. Estas caldeiras são bastante úteis em ambientes que não necessitam de temperaturas muito altas e, nem de grande pressão, pertencentes a grande maioria das industriais.

Caldeira Flamotubular XH MAR Bethlehem: Melhorias e evolução constantes

Na busca pelo crescimento constante e melhoria contínua de nossos produtos, a XH MAR Bethlehem oferece caldeiras flamotubulares com projetos de concepção bastante modernos.

Estes projetos são dotados de uma ampla câmara de combustão, sem o arraste de particulado não queimado, possuindo diferenciadas grelhas, tipo Cota Zero e Drilled com maior eficiência de queima das tecnologias já existentes.

Assim, dentre os benefícios da caldeira flamotubular oferecida pela XH MAR Bethlehem, pode-se citar:

  • Alta eficiência térmica;
  • Automação de 72 horas, dispensando operadores no final de semana;
  • Queima de combustíveis com alto teor de umidade e granulometria variada;
  • Baixo custo operacional, no modelo Cota Zero;
  • Baixo custo na obra civil, não necessitando de fosso.

Aproveite e conheça os geradores de vapor oferecidos pela XH MAR Bethlehem.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.