Motivos-para-nao-comprar-aquecedor-de-fluido-termico-usado

Motivos para não comprar aquecedor de fluido térmico usado

Na atualidade, entre as linhas de equipamentos que as indústrias mais necessitam, o aquecedor de fluido térmico é um dos mais procurados, principalmente por proporcionar grandes volumes de fluidos térmicos que serão utilizados em variados processos dentro da indústria.

Assim, muitas indústrias já sabem da necessidade de adquirir um aquecedor de fluido térmico, porém muitas delas optam em ter um aquecedor de fluidos já usado. Será essa uma boa opção?

Quando considerarmos o preço, adquirir um aquecedor de fluido térmico usado pode ser sim uma boa opção. Mas, pode acreditar, essa é a única “vantagem” e muitas serão as desvantagens. Estas mostram que a indústria NÃO DEVE optar por adquirir um equipamento usado.

Veja os 4 principais motivos que mostram que as indústrias não devem comprar um aquecedor de fluido térmico usado.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

  1. Um aquecedor de fluido térmico usado apresentará eficiência reduzida

Quando a indústria opta por ter um aquecedor de fluido térmico usado ela deverá ter ciência que estes equipamentos atuam sempre sob altas temperaturas que exigem bastante de seus componentes e peças.

Por isso, ponderando o maior tempo de uso de um equipamento usado, a expectativa é que o mesmo apresente reduzida eficiência no aquecimento do fluido, principalmente quando comparado a um equipamento novo.

Essa redução na eficiência pode se dar por diversos fatores, tais como perda de calor ou fuga de temperatura, desgaste excessivo do fluido e falhas relacionadas ao isolamento térmico.

  1. Equipamentos usados não oferecem as tecnologias mais modernas

Você adquiriria um carro “top de linha” fabricado há 10 ou 15 anos atrás? Ele pode até ter sido o mais moderno na época de sua fabricação, mas hoje, certamente está bastante defasado. Será que valeria a pena?

Talvez valha até a pena pelo valor mais reduzido, mas a indústria automobilística evolui a cada novo veículo lançado. Assim um veículo básico, mas atual, é mais completo que aquele fabricado há 10, 15 anos.

O mesmo ocorre com as indústrias fabricantes de aquecedores de fluidos térmicos que também evoluem e avançam tecnologicamente. Esse é o caso da XH MAR Bethlehem que busca melhoria contínua de seus produtos e processos, proporcionando maior credibilidade e satisfação de seus clientes.

[catálogo] Aquecedor de Fluido Térmico a Gás | Baixar Grátis | XH-MAR

Com esses avanços os modernos aquecedores:

  • Aceitam diferentes tipos de combustíveis sólidos, caso da biomassa;
  • Possuem dispositivos capazes de oferecer extrema precisão na regulagem das temperaturas de controle;
  • São fabricados com paredes membranadas e radiadores modulares em seu interior, acoplado em uma fornalha seca composta de refratários, concreto e manta cerâmica, oferecendo máxima eficiência.

Portanto, não vale a pena que a indústria adquira um aquecedor de fluido térmico usado, já que ele será menos evoluído do ponto de vista tecnológico.

  1. Um aquecedor de fluido térmico usado terá pós-venda eficiente?

A sua empresa optou em adquirir um aquecedor de fluido térmico usado de uma determinada empresa. Mas, você se lembrou de observar o pós-venda dessa máquina – caso das manutenções programadas e custo das peças? Muitas empresas não oferecem tal serviço e quando oferecem, o serviço pode ser ineficiente!

Tais problemas não ocorrem com as empresas mais sérias do mercado, que além de oferecem máquinas totalmente novas, oferecem serviços de pós-venda de excelência, como é o caso da XH MAR Bethlehem.

Ao adquirir um aquecedor de fluido térmico, o comprador terá a sua disposição todo o pós-venda, como auxílio na instalação do equipamento, assistência técnica especializada, manutenções programadas, solução de problemas em situações emergenciais, além de peças de reposição em estoque para pronta necessidade.

Além disso, não é aconselhável adquirir um produto usado em virtude da necessidade de manutenções e troca de peças/componentes mais recorrentes, que demandarão maior custo e tempo de máquina parada devido às constantes quebras.

  1. Normas regulamentadoras: Equipamentos usados precisam de regulação

O último fator, mas não menos importante, que desestimula a indústria a adquirir um aquecedor de fluido térmico usado tem relação com as normas regulamentadoras.

Também conhecidas como NRs, essas normas definem procedimentos que devem, obrigatoriamente, serem aplicadas para proteção da saúde e segurança dos profissionais.

Todo ambiente industrial deve respeitar tais normas e com certeza o fabricante do aquecedor de fluido térmico usado respeitou quando fabricou o equipamento. Entretanto, essas normas costumam passar por alterações de tempos em tempos, ou seja, aquele aquecedor fabricado anos atrás pode não estar de acordo com a norma mais atualizada.

Vale lembrar que, quando há alterações nas regras, as NRs estipulam um prazo para adequações de máquinas usadas, porém isso pode demandar custos e tempo, o que pode trazer grande dores de cabeça à indústria.

Para evitar tais dores de cabeça, adquirir um aquecedor de fluido térmico totalmente novo e de acordo com as mais recentes normas se torna, mais uma vez, a melhor opção.

Você quer saber qual é a importância da manutenção do aquecedor de fluido térmico a biomassa? Então acompanhe nosso conteúdo sobre esse importante tema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.