Conheca-sobre-o-mercado-do-biodiesel-e-suas-perspectivas

Mercado de biodiesel no Brasil: Cenário e perspectivas

O Brasil é um dos países que apresentam a matriz energética mais limpa do planeta, sendo conhecida em todo o mundo. Um dos motivos desse sucesso é o aumento no uso de biocombustíveis derivados de matérias-primas renováveis, caso do biodiesel, que vem ganhando mercado no país.

Em 2018, a produção brasileira de biodiesel deu um salto, registrando seu melhor desempenho em toda a história. Os últimos dados anuais divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostraram que as usinas brasileiras fabricaram um total de 5,35 bilhões de litros em 2018.

Esse salto se deu devido à aprovação do uso de 10% de biodiesel no diesel. Mas além disso, há a indicação que o cenário futuro seja bastante promissor para o setor.

Biodiesel: combustível renovável e substituto do diesel

Conhecido como uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis, o biodiesel é um combustível renovável derivado de óleos vegetais, como soja, caroço de algodão, canola, dendê e demais oleaginosas, ou de gorduras animais.

A produção de biodiesel ocorre através de um processo químico conhecido como transesterificação. Esse processo gera dois produtos: ésteres e glicerina (produto bastante valorizado no mercado de sabões).

Entre os biocombustíveis, esse biocombustível pode ser usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura, podendo inclusive substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.

Mundialmente é adotada uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração deste biocombustível na mistura. É a nomenclatura Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B10 e B20 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 10% e 20% de Biodiesel, respectivamente.

Por que utilizar o biodiesel como biocombustível?

Quando comparado aos demais combustíveis, principalmente aqueles derivados de petróleo, caso do diesel, o uso e a produção de biodiesel apresentam importantes vantagens. Entre as vantagens pode-se citar:

  • É renovável, assim como os demais biocombustíveis;
  • Ótimo lubrificante, podendo aumentar a vida útil do motor;
  • Apresenta baixo risco de explosão, precisando de uma fonte de calor acima de 150 graus para explodir;
  • Colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa;
  • Gera emprego e renda para o campo;
  • Calor produzido por litro é quase igual ao do diesel;
  • Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa, sendo extremamente interessante para indústrias que priorizam os cuidados com o meio ambiente.

Além dessas vantagens, vemos que o preço dos derivados do petróleo sobe constantemente, com o consumo aumentando e as reservas diminuindo. Já os preços dos biocombustíveis tendem a ser mais estáveis, além de serem renováveis.

Produção atual: O Centro-Oeste e o Sul se destacam

No Brasil, a indústria de biodiesel é relativamente antiga, mas sua consolidação se deu em razão do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), lançado em 2004. Seu principal objetivo era o de aumentar a produção e uso do biodiesel de forma sustentável e com inclusão social.

Esse programa foi tão eficiente que hoje o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor de biodiesel em todo o mundo. Dados recentes da ANP indicaram que a produção brasileira em 2018 foi de 5,35 bilhões de litros. Quando comparado ao ano anterior (2017), o crescimento foi de 24,67%.

Quando a comparação é feita com o ano de 2014 (cuja produção foi de 3,41 bilhões de litros), o crescimento foi de quase 57%, como exemplificado no gráfico abaixo.

Dentre as cinco regiões produtoras de biodiesel no Brasil, maior destaque é dado para as regiões Centro-Oeste e Sul que têm abundância de matérias-primas, enquanto as demais, especialmente a Norte, ainda precisam superar barreiras para elevar a produção.

Em seguida aparecem as regiões Sudeste, Nordeste e Norte, como visto no gráfico abaixo.

(refazer artes | para equipe de criação)

Quanto aos estados produtores, maior destaque é novamente dado aos estados das regiões Sul e Centro-Oeste. Assim, os 5 maiores estados produtores do país produziram os seguintes volumes em 2018 (dados da ANP):

  • Rio Grande do Sul: 1.479.467 m³;
  • Mato Grosso: 1.133.560 m³;
  • Goiás: 757.669 m³;
  • Parará: 597.348;
  • Mato Grosso do Sul: 324.483 m³.

Tendências otimistas para os próximos anos

Diante desses números positivos, as estimativas mais otimistas indicam que a produção do biodiesel brasileira será ainda maior para os próximos anos, podendo passar para mais de 10 bilhões de litros anuais. Esse aumento ocorrerá com a proposta de aumento gradativo do percentual obrigatório de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final.

Segundo a proposta, a porcentagem de biodiesel pode chegar a até 15% (B15) passando dos 10% em 2018 para 15% no ano de 2023. Em agosto de 2019, esse volume chegou a 11%, porcentagem aprovada pela ANP.

Esse crescimento representa um aumento de 85% da demanda doméstica, o que deve consolidar o Brasil como um dos maiores produtores de biodiesel no mundo.

Segundo especialistas do setor, esse crescimento representa uma grande oportunidade para toda a cadeia de produção, desde as empresas de transporte, indústrias e termelétricas, que poderão contribuir com o meio ambiente ao usar um combustível renovável, até todos os elos da cadeia do agronegócio, que terão mais mercado para seus produtos agrícolas.

Vale lembrar que atualmente, cerca de 80% deste biocombustível no Brasil é produzido a partir do óleo de soja. Com o aumento da mistura de biodiesel no óleo diesel a tendência é que a demanda pela oleaginosa aumente em cerca de 200 mil toneladas ao mês.

A XH MAR Bethlehem está preparada para atender esse mercado

No Brasil, dentre todos os biocombustíveis, o biodiesel apresenta boas características para ser utilizado como gerador de vapor, apresentando elevado grau de pureza, alta temperatura de chama e melhor eficiência, além de emitir uma baixíssima quantidade de compostos sulfurosos.

Devido às essas qualidades, o biodiesel é um biocombustível que vem sendo cada vez mais utilizado para alimentar caldeiras industrias. Mas, para que a eficiência na geração do vapor seja a melhor possível, é necessário que o equipamento apresente todas as qualidades inerentes a um bom equipamento.

Nesse sentido, a XH MAR Bethlehem apresenta as melhores caldeiras do mercado. A empresa desenvolve suas próprias caldeiras para a indústria, que se caracterizam por um projeto de concepção moderno e que faz uso do biodiesel com muita eficiência.

A XH MAR Bethlehem apresenta uma ideia completa para caldeiras, com modelos aquatubular, flamotubular ou fogotubular e modelos mistos, todos equipados com maior eficiência de queima e com as melhores tecnologias já existentes. Vale a pena conhecer.

Continue acompanhando o blog da XH MAR Bethlehem e saiba mais sobre o setor industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.