Como escolher a caldeira ideal para a minha industria

Como escolher a caldeira ideal para a minha indústria?

 Diversas indústrias necessitam de uma caldeira para a realização de múltiplos processos industriais. Dentre elas, podemos citar a indústria alimentícia, madeireira, química, papel e celulose, têxtil, compensados e derivados, por exemplo. 

Entretanto, a escolha da caldeira industrial é uma decisão que deve ser analisada com calma e levar em conta diversas considerações importantes para garantir que o equipamento seja ideal para atender as necessidades do seu negócio. 

Certamente, se você procurou este conteúdo é por que chegou à conclusão de que seu negócio precisa de uma caldeira, certo? Neste conteúdo, vamos te dar dicas certeiras para você não errar na escolha da sua caldeira. Acompanhe a leitura! 

Por que meu negócio precisa de uma caldeira? 

Diversos são os setores que em algum momento precisarão de uma caldeira para realizar alguns de seus processos industriais. Nesse contexto, as caldeiras são equipamentos imprescindíveis para gerar energia e altos volumes de vapor. 

Quando falamos em geração de vapor para a indústria, podemos citar 3 principais usos, que são: 

catálogo xh mar caldeiras

Vapor para aquecimento 

Utilizado para a realização da troca de calor em determinado produto ou processo. Muito frequente em indústrias do setor alimentício e químico, por exemplo. 

Vapor para esterilização e limpeza 

Devido à alta temperatura que o vapor pode atingir, sua penetração em superfícies e materiais ocorre facilmente. Isso faz com que ocorra a eliminação de microrganismos. Por isso, esta função se torna útil e indispensável em diversos processos da indústria alimentícia, como a esterilização necessária para a comercialização do alimento, e também em lavanderias industriais e hospitais. 

Vapor para movimentação 

Neste caso, o vapor é utilizado para gerar energia. Ou seja, para tocar equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como bombas e compressores, por exemplo. 

Portanto, alguns processos que necessitam de uma caldeira, nos mais variados setores da indústria são: 

– Geração de vapor e água quente para salas de abate e graxaria em frigoríficos; 

– Aquecimento de água em hospitais, hotéis e lavanderias, (normalmente de forma indireta); 

– Geração de vapor para pequenas fábricas de alimentos, como padarias industriais; 

– Aquecimento de água para alvejar e tingir tecidos, na indústria têxtil; 

– Fabricação de soluções estéreis, como os produtos oftálmicos, na indústria farmacêutica e muito mais. 

O que considerar na hora de escolher uma caldeira? 

Sabemos que a compra de uma caldeira é um investimento muito importante para a sua indústria. Por isso, a escolha deste equipamento deve ser feita com bastante cuidado e atenção. Preste atenção nestas dicas: 

Qual a necessidade do meu negócio? 

Este é o ponto inicial. Neste aspecto você deve avaliar qual será a utilidade da caldeira dentro da sua fábrica. Como vimos, as caldeiras podem realizar diversas funções importantes no processo industrial e, além disso, existem caldeiras recomendadas para calefação simples, outras mais destinadas a processos de secagem, por exemplo. 

Portanto, defina para que a caldeira servirá. 

Qual é a capacidade que eu preciso? 

Potência em excesso pode gerar desperdícios. Potência limitante pode gerar perdas. Por isso, é importante que você saiba a capacidade ideal que a caldeira precisará atender. Porém, lembre-se que expansões futuras também deverão ser consideradas. 

Geralmente, um bom fornecedor de equipamentos térmicos poderá auxiliar você neste processo de definição de capacidade. 

Avalie seu espaço físico disponível e obra civil 

As caldeiras podem ser fabricadas em diversos tamanhos e modelos, podendo ser horizontais ou verticais. Desse modo, avaliar o espaço físico onde o equipamento será alocado é muito importante, inclusive para custear os gastos com a obra civil, caso a caldeira escolhida necessite. 

Durante a conversa com seu fornecedor, este aspecto também deverá ser questionado e avaliado por ele, para juntos definirem o modelo ideal para sua indústria. 

Qual combustível vou utilizar para alimentar a caldeira? 

Neste momento você deve avaliar qual combustível possui abundância e grande disponibilidade na sua região. Pode ser cavaco, lenha, serragem, bagaço de cana, casca de arroz, etc. 

A partir disso, você poderá escolher a caldeira que melhor se adequa à essa fonte de combustível. Isso porque, dependendo da caldeira e do combustível, a eficiência pode ser maior ou menor. 

Avalie a performance de todas as caldeiras que você está considerando 

Algumas aplicações industriais podem exigir um nível extra de desempenho. Porém, é certo dizer também que a eficiência do equipamento é consequência de um projeto bem elaborado e de padrões de qualidade seguidos pelo fabricante, que deve aplicar parâmetros técnicos que muitas vezes podem ser desconsiderados, como: temperatura de saída na fornalha, utilização de materiais mais resistentes e níveis de controle e segurança bem estruturados. 

Escolha um bom fornecedor 

Escolher o fornecedor ideal é um dos pontos mais importantes e, por muitas vezes, o mais difícil. Afinal, diversos pontos importantes devem ser considerados para evitar dores de cabeça no futuro. Além disso, é o seu dinheiro e a eficiência da sua produção industrial que estão em jogo. 

Qualidade nos materiais utilizados, suporte ao cliente, assistência técnica eficiente, bons valores e princípios, preços e prazos, bom atendimento, boas recomendações e resultados são alguns dos fatores que você deve considerar. 

Recentemente, produzimos um conteúdo super útil que fez muito sucesso por aqui e te ensina a acertar na escolha de um fornecedor de equipamentos térmicos de forma clara e objetiva, te fazendo refletir sobre diversos fatores importantes. Não deixe de conferir clicando aqui agora mesmo! 

Conheça as caldeiras XH MAR para processos industriais 

A XH MAR é fabricante de caldeiras industriais e possui grande expertise em inovação. Além disso, nossas caldeiras possuem diferenciais de mercado que potencializam sua eficiência térmica e trazem diversos benefícios para o seu negócio. 

Os projetos de caldeiras da XH MAR surgem a partir da constante busca por melhorias e evolução do produto no mercado. Por aqui a ordem é inovar e trazer sempre a melhor tecnologia disponível para oferecer a nossos clientes a melhor eficiência que uma caldeira pode oferecer. 

Nossas caldeiras se caracterizam por um projeto de concepção moderna, dotada de uma ampla câmara de combustão, sem o arraste de particulado não queimado e possuem diferenciadas grelhas. Além disso elas possuem capacidade de até 50.000 kg/h e atingem temperatura de até 520ºC! 

Grelhas XH MAR 

As caldeiras da XH MAR BETHLEHEM possuem além das grelhas fixa e móvel, já conhecidas no mercado, seus próprios desenvolvimentos e tecnologias: as grelhas Cota Zero e Drilled, que apresentam baixo custo operacional e sem desgaste das partes móveis, respectivamente. 

Modelos que oferecemos 

Oferecemos caldeiras nos modelos Aquatubular, Flamotubular e Mistas. 

No modelo Aquatubular, a água que será transformada em vapor, passa dentro das tubulações e a combustão dos gases ocorre em torno dos tubos. As caldeiras aquatubulares, suportam altas pressões e temperaturas e produzem grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência na produção. 

Devido a essas características, esse tipo de caldeira é utilizado principalmente na geração de energia. Mas oferece a possibilidade de desenvolver projetos menores para utilização em processos industriais. Ainda, vale ressaltar que ela suporta qualquer tipo de combustível, inclusive biomassa. 

As caldeiras Flamotubulares, são assim chamadas devido a forma como é realizado seu processo de combustão: dentro de seus tubos de chama do gerador de vapor, circulam os gases da combustão e em seu entorno a água que será aquecida. Elas podem possuir 

pequenas dimensões, facilitando seu uso, e funcionam através de combustíveis líquidos, como o óleo BPF e gás (natural e GLP). 

Já as caldeiras Mistas, são uma junção das aquatubulares e das flamotubulares. Elas misturam o processo de combustão das caldeiras flamotubulares com as paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares. 

caldeiras

A geração de vapor com esse tipo de caldeira é realizada através do uso de combustíveis sólidos e, outra característica que vale se atentar ao escolher esse tipo de caldeira, é que a mesma suporta baixas pressões e temperaturas. 

Vantagens e diferenciais 

Além das novas tecnologias em grelhas Cota Zero e Drilled, que oferecem maior eficiência energética podemos destacar diversas outras vantagens e diferenciais: 

– Tubos vaporizadores espiralados que aumentam a troca térmica; 

– Pré aquecedor de ar é totalmente contrafluxo; 

– Automação 72 horas, dispensando operadores no final de semana; 

– Queima de combustíveis com alto teor de umidade e granulometria variada; 

– Baixo custo na obra civil, não necessitando de fosso. 

Combustíveis 

As caldeiras XH MAR operam eficientemente com variados tipos de combustíveis, aumentando a gama de opções para operar sua caldeira, sendo eles: 

– Bagaço de cana; 

– Briquete; 

– Capim elefante; 

– Carvão; 

– Casca de arroz; 

– Cavaco de madeira; 

– Gases GN e GLP; 

– Lenha; 

– Lodo industrial; 

– Maravalha; 

– Moinha; 

– Óleos; 

– Pellets; 

– Resíduos florestais; 

– Serragem; 

– E outros combustíveis sob consulta. 

combustíveis para caldeiras

Como vimos, a XH MAR é uma indústria que preza pela qualidade, inovação e tecnologia. Além disso a empresa vem se destacando no mercado por sua confiabilidade e qualidade em seus equipamentos. Valores como a honestidade, o bom relacionamento com o cliente e o comprometimento em todos os seus projetos são os principais pilares do nosso negócio. 

Se você gostou deste conteúdo e se interessou por nossos produtos, entre em contato com a gente agora mesmo, tire todas as suas dúvidas e solicite um orçamento de um equipamento personalizado e pensado estrategicamente para a sua empresa. Clique aqui! 

catálogo xh mar caldeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.