Equipamentos térmicos: como escolher um bom fornecedor?

Equipamentos térmicos: como escolher um bom fornecedor?

 Independente do ramo de atuação da sua empresa, escolher os fornecedores ideais é de extrema importância para garantir o bom funcionamento e o sucesso do seu negócio. 

Ao procurar um fornecedor, diversos pontos importantes devem ser considerados para evitar dores de cabeça no futuro. Com os equipamentos térmicos não é diferente e, buscar apenas por preços baixos, nem sempre é uma vantagem. 

Neste conteúdo vamos te dar dicas VALIOSAS para você levar em consideração na hora de comprar o seu equipamento térmico e não errar. 

Acompanhe! 

Tudo começa pelo bom atendimento 

Ser bem atendido pela equipe de vendas é primordial, não é? Respostas ágeis e clareza nas informações é tudo o que buscamos na hora de entender e conhecer um produto. Avalie se o primeiro contato do fornecedor é agradável e se ele faz questão de ajudar você a encontrar a solução ideal para o seu problema. 

Avalie: 

  • Empatia e simpatia com a sua situação. Observe se o fornecedor é capaz de se colocar no seu lugar. 
  • Educação, dedicação e atenção na conversa. 
  • Paciência para tirar suas dúvidas. 
  • Atenção e comprometimento em oferecer soluções adequadas. 
  • Linguagem acessível. 
  • Segurança nas informações e orientações transmitidas. 
  • Agilidade e respostas rápidas. 

Fuja de fornecedores que querem apenas empurrar o produto para você da forma mais rápida possível e que omite informações importantes. O processo de vendas deve ser cauteloso, para que você cliente, compre com segurança e certeza. 

Materiais de qualidade 

Procure descobrir se a matéria prima do seu equipamento térmico é de qualidade. Busque sua procedência e esteja atento aos processos de fabricação da indústria. Todas estas dúvidas podem e devem ser tiradas no atendimento. Não hesite em perguntar. 

Avalie os prazos 

Selecione um fornecedor de equipamentos térmicos que trabalhe com prazos que se enquadram no planejamento do seu negócio. Lembre-se que você não deve avaliar somente o tempo que se refere ao prazo de entrega do seu equipamento, mas também se existem condições especiais, quantidades mínimas e prazos de 

pagamento. Tudo isto é muito importante para que você consiga manter seu planejamento em ordem. 

Descubra se existe um setor de suporte ao cliente 

Poder contar com uma equipe de suporte, que estará pronta para atender você sempre que precisar, é muito importante. Jamais escolha um fornecedor que não te dará assistência. Problemas em qualquer tipo de equipamento, podem ocorrer e, ter suporte para resolver seu problema, é indispensável. 

Escolha uma empresa com bons valores 

Busque por um fornecedor que representa e vive bons valores e que seja 100% honesto, que busque incansavelmente a eficiência, que esteja em prontidão para mudanças, que busque a qualidade com excelência e que seja comprometido com a sustentabilidade. Procure alguém que atenda você com exclusividade e de forma personalizada. 

Escolhendo um fornecedor que transmita estes valores e que seja ético, com certeza o seu negócio não irá sofrer consequências negativas. 

Avalie a segurança do equipamento térmico 

Equipamentos térmicos podem ser muito perigosos quando fabricados fora dos padrões das normas de segurança e quando suas manutenções periódicas não são realizadas. 

Verifique se o seu fornecedor segue as normas regulamentadoras, como a NR 13 que possui a finalidade de garantir a segurança e integridade dos trabalhadores, a fim de evitar acidentes graves. 

Mais especificamente, a NR 13 trata da gestão da integridade estrutural das caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, por exemplo. 

Acesse nosso conteúdo anterior e conheça a NR 13. 

O fornecedor oferece treinamento de operadores? 

É muito importante que o fornecedor que você está avaliando ofereça treinamento a você e seus colaboradores, para operar o equipamento que está sendo oferecido. Verifique se a empresa fornece cursos ministrados na sede da sua empresa e se ele assiste a partida inicial do equipamento dentro da sua fábrica. 

O fornecedor se preocupa com o meio ambiente? 

Verifique se o seu fornecedor possui responsabilidade com o meio ambiente e respeita as normas regulamentadoras a respeito da emissão de particulado dos equipamentos. Além disso, observe a destinação correta dos resíduos industriais da empresa e como anda sua conscientização sobre o uso dos recursos naturais. 

Sabemos que a preocupação com o meio ambiente é um dever de todos. Por isso, escolha comprar de industrias que sejam conscientes não somente com suas políticas ambientais internas, mas que também procuram aplicar isto em seus 

equipamentos, para que seus clientes possam estar adquirindo produtos que não irão prejudicar a natureza e lhe trazer problemas com legislação ambiental no futuro. 

Precificação de produto 

Você tem o hábito de optar sempre pelo produto mais barato? Saiba que isto não é aconselhável, principalmente quando se trata de um equipamento tão importante para a sua empresa, e que é responsável por grande parte da sua produção. Na maioria das vezes, o ditado que diz: “o barato sai caro”, se aplica nestas situações. Desconfie de fornecedores que oferecem um preço muito mais baixo em relação aos concorrentes. 

É muito importante que você saiba exatamente o que está comprando. Sabemos que um equipamento térmico é dotado de diversos componentes responsáveis por seu bom funcionamento e segurança. 

Solicite um CHECK LIST de todos os componentes que estarão inclusos no seu contrato de compra e peça clareza para o fornecedor a respeito dos itens que NÃO estarão inclusos, para que você possa definir o custo benefício do produto. 

Muitas vezes, um equipamento pode apresentar grande diferença de valor entre dois fornecedores diferentes, porém, nem sempre ambos estarão oferecendo exatamente a mesma coisa. 

Preste atenção neste pequeno exemplo: 

Um fornecedor oferece um modelo “X” de caldeira industrial por um valor “X” e especifica os itens inclusos. Porém, deixa de especificar e oferecer itens OPCIONAIS completamente importantes para o bom funcionamento da caldeira, e deixam o cliente descobrir sozinho que precisarão deles mais tarde, muitas vezes inclusive em situações de emergência, que terão alto custo para serem adquiridos separadamente, mais tarde. 

Já o outro fornecedor, oferece o mesmo modelo de caldeira, por um valor um pouco maior, porém, fornece uma gama muito maior de itens necessários para a vida longa do equipamento, evitando paradas indesejadas e até possíveis acidentes e evitando que o cliente precise comprar itens opcionais caros mais adiante. 

Como exemplo, podemos citar o Filtro Multiciclone ou Filtro Mangas, que são componentes muito importantes, aptos a operar diretamente no controle de poluição de caldeiras a lenha, resíduos florestais, biomassa, etc., ou o Silo Dosador, responsável por dividir um fluxo de biomassa entre dois ou mais consumidores e também fazer a dosagem necessária na alimentação da caldeira, ou ainda o tanque de condensado, responsável por armazenar água quente e para captar água condensada da caldeira. Verifique também sobre a inclusão de componentes elétricos, refratários e serviços em geral. 

OBSERVE se componentes como estes estarão inclusos na sua caldeira. 

Por isso é importante avaliar por COMPLETO as propostas e a tabela de responsabilidade do fornecedor que você está escolhendo. Desta forma, você saberá exatamente o que está comprando.

Confira a baixo as tabelas de responsabilidade de fornecimento da XH MAR BETHLEHEM:

Após avaliar todos os critérios que listamos aqui, você será capaz de escolher com mais segurança o seu fornecedor de equipamentos térmicos. 

Afinal, sabemos que o seu investimento é alto, por isso acreditamos que o seu dinheiro deve ser bem aplicado em um produto que irá atender todas as suas necessidades e lhe trará satisfação e alto rendimento para sua produção, sem surpresas desagradáveis. 

Conte com a gente para tirar todas as suas dúvidas e baixe o nosso catálogo para conhecer os produtos XH MAR BETHLEHEM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.