Caldeira: a importância para industria madeireira

Caldeira: a importância para a indústria madeireira

A caldeira é considerada um equipamento muito importante para as atividades do setor madeireiro. Dentre suas diversas funcionalidades, ela é responsável por fornecer o calor necessário para o funcionamento das estufas de secagem. 

Neste artigo você vai conhecer as nuances do mercado atual e descobrir a importância das caldeiras para o setor madeireiro. Acompanhe! 

 

Como anda o mercado de painéis de madeira, MDF, MDP e HDF? 

 

Em 2019 o Brasil possuía 7,83 milhões de hectares plantados entre Eucalipto e Pinus e apresentou excesso de oferta em relação à demanda, para toras de menor diâmetro (destinadas à celulose e painéis reconstituídos de madeira) e equilíbrio entre oferta e demanda para toras de maior diâmetro (destinadas à serraria e madeiras laminadas e compensadas).  

2020 é um ano de excelentes projeções do cenário madeireiro, previstas desde 2018. De lá para cá, diversas empresas do ramo de painéis, MDF, MDP e HDF estão de olho neste mercado e buscando alternativas para o aumento significativo das vendas destes produtos, trazendo em evidência o crescimento deste tipo de material no mercado da construção civil e setor de movelaria, que já pode ser observado. 

Para afirmar a importância da secagem da madeira, podemos citar o mercado externo como exemplo, que aceita somente madeiras secas de forma industrializada, através do uso da caldeira e da estufa. 

No objetivo de garantir a qualidade da matéria prima e seus números favoráveis no mercado, é de extrema importância que a madeira seja manufaturada de forma eficaz. Um dos processos mais importantes para isso, é a secagem do produto. 

 

Secagem de madeira: por que este processo é tão importante? 

 

A madeira costuma sofrer alterações físicas e mecânicas devido ao seu teor de umidade. Em razão disso, é necessário promover sua secagem antes do seu uso nos processos industriais. A secagem é considerada uma etapa de grande importância para garantir um melhor padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final.  

Se a retirada da umidade da madeira for bem executada, a indústria se beneficiará de suas diversas vantagens e evitará problemas que podem danificar a matéria prima. 

Dentre as principais vantagens da secagem podemos citar: 

 

  • Melhora das propriedades de isolamento térmico e elétrico do material e de suas propriedades mecânicas e físicas. 
  • Reduz ataque de fungos manchadores. 
  • Melhora na capacidade de impregnação de tintas, colas e substâncias preservantes. 
  • Evita torções, arqueamento e empenamento, mantendo as condições originais ou próximas do corte. 
  • Diminuição considerável do peso do material, resultando em fretes com maior volume de madeira, beneficiando o custo-benefício. 

 

A qualidade do processo de secagem de madeira é essencial para que as toras sejam transformadas, posteriormente, em madeira serrada, placas, laminados e compensados.  

 

 Por que a caldeira é importante? 

 

Como dissemos anteriormente, a caldeira é o equipamento responsável por gerar energia térmica em forma de vapor para a estufa de secagem. Portanto, ela é essencial para que a secagem da madeira aconteça de forma eficaz. 

Conheça os modelos de caldeiras da XH MAR BETHLEHEM! 

 

Caldeira Flamotubular 

 

As caldeiras flamotubulares são assim chamadas devido a forma como é realizado seu processo de combustão: dentro de seus tubos de chama do gerador de vapor, circulam os gases da combustão e em seu entorno a água que será aquecida. 

Elas podem possuir pequenas dimensões, facilitando seu uso, e funcionam através de combustíveis líquidos, como o óleo BPF e gás (natural e GLP).  

caldeira flamotubular

 

 Caldeira Aquatubular 

 

Nesse tipo de caldeira, a água que será transformada em vapor passa dentro das tubulações e a combustão dos gases ocorre em torno dos tubos. As caldeiras aquatubulares, suportam altas pressões e temperaturas e produzem grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência na produção. 

Devido a essas características, esse tipo de caldeira é utilizado principalmente na geração de energia. Mas oferece a possibilidade de desenvolver projetos menores para utilização em processos industriais. 

Ainda, vale ressaltar que ela suporta qualquer tipo de combustível, inclusive biomassa.  

 

caldeira aquatubular

  

Caldeira Mista 

 

As caldeiras mistas, são uma junção das aquatubulares e das flamotubulares. Elas misturam o processo de combustão das caldeiras flamotubulares com as paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares. 

A geração de vapor com esse tipo de caldeira é realizada através do uso de combustíveis sólidos. 

Outra característica que vale se atentar ao escolher esse tipo de caldeira, é que a mesma suporta baixas pressões e temperaturas. 

 

caldeira flamotubular

 

Cada uma das caldeiras é indicada para um tamanho diferente de produção, mas todas são eficientes e com os cuidados preventivos podem oferecer ainda mais resultados para o seu negócio. 

As caldeiras da XH MAR BETHLEHEM possuem além das grelhas fixa e móvel, já conhecidas no mercado, seus próprios desenvolvimentos e tecnologias: as grelhas Cota Zero e Drilled, que apresentam baixo custo operacional e sem desgaste das partes móveis, respectivamente.  

Além disso, nossas caldeiras contam com diversas outras vantagens: 

 

  • Automação de 72 horas, podendo dispensar operadores nos finais de semana. 
  • Queima de combustíveis com alto teor de umidade e granulometria variada. 
  • Baixo custo na obra civil, não necessitando de fosso. 
  • Tubos vaporizadores espiralados, aumentando a troca térmica. 
  • Pré aquecedor de ar totalmente contra-fluxo.  

 

As caldeiras XH MAR BETHLEHEM operam a partir dos mais variados combustíveis, como bagaço de cana, carvão, casca de arroz, cavaco de madeira, lenha, lodo industrial, maravalha, serragem, resíduos florestais, entre outros. 

 

Para conhecer mais sobre nossas caldeiras, acesse nosso catálogo abaixo! 

catálogo xh mar caldeiras

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.