saiba-o-motivo-em-optar-por-uma-caldeira-a-biomassa

Saiba os motivos em optar por uma caldeira a biomassa

Você sabia que a biomassa é uma das fontes para produção de energia que apresenta o maior potencial de crescimento para os próximos anos? Diante desse potencial é cada vez maior o número de empresas que substituem suas tradicionais caldeiras por uma caldeira a biomassa.

O motivo principal para essa troca é modernizar a planta produtiva visando maior sustentabilidade e maior eficiência na geração energética. Nesse sentido gerar energia de biomassa vem sendo o melhor caminho, principalmente quanto à sustentabilidade.

Mas, além da questão da sustentabilidade há muitos outros motivos que fazem as empresas optar por uma caldeira a biomassa na geração de energia. Quer conhecer esses motivos? Então confira nosso post de hoje.

Sustentabilidade: o grande benefício da energia de biomassa

Números recentes mostram que a biomassa, principalmente aquela usada para a produção de energia, apresenta grande potencial de crescimento em todo o mundo. E as perspectivas da sua adoção para os próximos anos são ainda maiores.

Tanto no mercado internacional quanto no mercado interno, a energia de biomassa é considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética, com consequente redução da dependência por combustíveis fósseis.

Mas, a biomassa vem ganhando força na geração energética principalmente devido às suas vantagens, essencialmente na questão da sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Entre os benefícios da geração de energia de biomassa, pode-se ressaltar:

  • É caracterizada como uma energia renovável;
  • É menos poluente que combustíveis fósseis, não emitindo dióxido de carbono;
  • Suas cinzas são bem menos agressivas para o ambiente;
  • Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (como a caldeira a biomassa e fornos), aumentando a vida útil destes.

Por que optar pela caldeira a biomassa?

Como vimos, o meio ambiente será o grande beneficiado com geração de energia de biomassa, pois o uso da biomassa une alta eficiência com responsabilidade ambiental.

Mas, para que a indústria opte definitivamente por uma caldeira a biomassa ela precisa ter ciência dos efeitos que essa mudança trará para a sua atividade e para a sociedade em volta.

Primeiramente, é importante citar a substituição de uma caldeira tradicional por uma caldeira a biomassa deve ser realizada com muito cuidado e estudo prévio. Com isso, a possibilidade de bons resultados para a indústria é muito maior.

Esses bons resultados terão efeito direto na economia financeira, busca pela sustentabilidade, e nos ganhos para a sociedade como um todo. Entre os principais benefícios que toda indústria terá ao optar pela caldeira a biomassa em substituição às caldeiras tradicionais, pode-se salientar.

Economia na geração de energia

A redução no custo da geração de energia é o primeiro motivo que pode fazer uma empresa a optar pela caldeira a biomassa, em detrimento às caldeiras tradicionais.

A nova tecnologia, os custos no uso deste tipo de caldeira se tornam bastante competitivos em diversas aplicações industriais e, a tendência é que com o avanço tecnológico, estes diminuam ainda mais.

Também é observada economia no uso da biomassa em si. Recentes estudos mostram que apenas 2 kg de pellets de madeira conseguem produzir a mesma energia térmica de 1 litro de gasóleo, mas seu custo é comparativamente muito inferior.

Ainda sobre a questão econômica, as diferentes formas de biomassa têm por característica a possibilidade de serem facilmente encontradas e com preços acessíveis.

Maior sustentabilidade e proteção do meio ambiente

A escolha pela caldeira a biomassa para a geração de energia também vai de encontro às diversas necessidades ambientais da atualidade, ou seja, o setor industrial deve também ter responsabilidade ambiental. Assim, dentre as vantagens quanto à sustentabilidade do uso da biomassa em caldeiras pode-se citar:

  • É uma forma de gerar energia que usa combustíveis renováveis e limpos;
  • Não há a emissão de dióxido de enxofre, além de menor emissão de dióxido de carbono, ou seja, atende a questão da sustentabilidade;
  • A liberação de sobras de cinzas ao meio ambiente é menos agressiva do que aquelas provenientes de combustíveis fósseis.

Desenvolvimento social e geração de renda regional

Outra questão que vem ganhando cada vez mais importância na atualidade é o desenvolvimento social aliado à maior geração de renda regional. O uso da caldeira a biomassa tem grande participação nesse sentido.

Com relação à questão social, observamos que a maior parte das fontes de biomassa é produzida na zona rural. Tal fato faz com que haja uma importante fixação de mão de obra regional, com a geração de empregos e valor para essas regiões.

O uso da biomassa evita ainda o deslocamento populacional para áreas urbanas, local onde as possibilidades de crescimento são relativamente reduzidas.

A biomassa possui desvantagens, mas a evolução da tecnologia contorna isso

Como citado, as principais vantagens da biomassa tem relação com a sua viabilidade econômica, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Por outro lado, há ainda algumas desvantagens da geração de energia de biomassa, assim listadas:

  • Dificuldade de transporte e armazenamento essencialmente da biomassa sólida, em razão do seu extenso volume;
  • Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis, principalmente em razão da maior umidade, que pode elevar o consumo de combustível;
  •  Algumas fontes dizem que a biomassa, essencialmente a sólida, provoca desmatamento.

Mas, mesmo com estas desvantagens, a utilização da caldeira a biomassa vem sendo a melhor escolha, principalmente em razão do avanço tecnológico que estes equipamentos vêm tendo nos últimos anos.

A constante evolução das tecnologias em caldeiras vem mostrando que é possível chegar a um percentual elevado de eficiência nas operações que geram energia de biomassa, resultando em eficiência ecológica e produtiva.

As caldeiras da XH MAR Bethlehem, tanto flamotubulares quanto aquatubulares, contam com tecnologia própria para a combustão da biomassa com maior eficiência. Sempre trazendo rendimento e sustentabilidade à indústria.

Quer saber mais sobre as inovações e vantagens de uma caldeira a biomassa? Então saiba mais sobre as caldeiras da XH MAR Bethlehem.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.