Conheça as partes que compõem uma caldeira industrial

A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins.

Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis. 

No conteúdo de hoje vamos mostrar as principais partes que compõem uma caldeira industrial, para você que tem curiosidade em saber como este tipo de equipamento funciona.

Bora conferir?

O que é e para o que serve uma caldeira industrial?

Caldeiras são equipamentos térmicos destinados a produzir e acumular vapor sob altas pressões e temperaturas, através da queima de algum tipo de fonte de energia, como biomassa, por exemplo.

Diversos setores da indústria necessitam deste vapor e energia térmica fornecidos pela caldeira para a realização de múltiplos processos industriais. Dentre eles podemos citar a indústria alimentícia, têxtil, química, madeireira, de papel e celulose, entre outras.

Porém, para que a geração de vapor ocorra de forma constante e eficiente, toda caldeira, seja ela aquatubular, flamotubular ou mista, é composta por algumas partes em comum, cada uma com suas características e funções únicas para o funcionamento do equipamento.

Vamos conferir quais são a seguir:

Fornalha

Podemos dizer que é na fornalha que se inicia todo o processo. Isto porque é nela que ocorre a queima do combustível. Além disso, na fornalha ocorre a mistura ar-combustível, a atomização e vaporização do combustível, além da conservação de uma queima contínua da mistura.

Grelhas

A grelha é um equipamento auxiliar de combustão e parte integrante da fornalha. É composta de elementos fundidos que permitem promover liberação de calor de forma eficiente para a secagem rápida do combustível escolhido para operar a caldeira. A grelha melhora a eficiência da combustão e retém, momentaneamente, cinzas e resíduos. 

Existem diversos modelos de grelhas disponíveis no mercado, como a grelha móvel, fixa e rotativa, por exemplo, e cada uma delas possui suas particularidades.

Além da utilização das grelhas fixa e móvel, a XH MAR desenvolveu as grelhas Cota Zero e Drilled, tecnologias próprias difundidas pela nossa marca, que apresentam baixo custo operacional e ausência de desgaste das partes móveis, respectivamente. 

Conheça mais sobre nossas grelhas próprias e exclusivas clicando aqui!

Alimentadores

A função dos alimentadores (como o próprio nome sugere) é alimentar a fornalha com combustível. Os alimentadores também são utilizados apenas para caldeiras que utilizam combustíveis sólidos para queima.

Queimadores

Basicamente, a função do queimador é fazer com que o combustível e o oxidante fiquem em contato tempo e temperatura suficientes para que ocorra a reação de combustão.

O queimador é utilizado apenas em caso de combustíveis líquidos ou gasosos.

Cinzeiro e Soprador de Fuligem

Estes são dois componentes necessários e importantes para caldeiras industriais que utilizam biomassa como combustível. O cinzeiro, é o local onde as cinzas ficam depositadas, onde podem ser removidas posteriormente. 

O Soprador de Fuligem é um acessório utilizado para remover fuligem que eventualmente pode se depositar na área de aquecimento da caldeira industrial.

Câmara de combustão

A função da câmara de combustão é manter as chamas em uma temperatura elevada pelo período de duração suficiente para que o combustível queima de forma completa antes de alcançarem os dutos de troca de calor.

Tambor de vapor e Tubulões

É nesta parte que a água que alimenta a caldeira é transformada em vapor. Ou seja, é no tambor de vapor que ocorre a separação das fases, de líquido para gasoso (água e vapor).

Sistema de controle de nível de água 

À medida que o vapor é produzido, é necessário repor a água da caldeira industrial. O sinal de reposição de água é dado por um identificador de nível.

A reposição em si é feita por uma bomba, geralmente de alta pressão, de forma contínua ou intermitente, dependendo da automação do sistema de alimentação e do modelo da caldeira.

Superaquecedor

Este componente consiste em um ou mais dutos tubulares, que servem para aumentar a temperatura do vapor gerado pela caldeira.

Válvulas de segurança

As válvulas são um dos componentes mais importantes para a segurança da caldeira. 

A instalação das válvulas de segurança são previstas em norma, que são as conhecidas ASME I e NR 13 aqui no Brasil. A inexistência ou calibração inadequada é considerada risco grave e iminente.

Esse é o último componente de segurança da caldeira, quando todos os outros falham, esse dispositivo mecânico entra em atuação. Seu funcionamento básico é abrir à determinada pressão (previamente calibrada) para expurgar o vapor de dentro da caldeira industrial e diminuir sua pressão.

Economizador

O Economizador é instalado na saída dos gases de exaustão, no intuito de aproveitar o calor perdido pela chaminé. É através desse componente que passa a água de reposição ou de alimentação da caldeira. 

É recomendado que o Economizador seja instalado em caldeiras a gás ou a biomassa com gases de exaustão com temperatura superior à 180°C. Na saída do economizador recomenda-se manter a temperatura dos gases de exaustão em torno de 130~150°C para evitar problemas de corrosão do economizador pelo condensado desses gases.

Já na caldeira à óleo, não é recomendado utilizar o Economizador, em função de suas emissões. 

Aquecedor de Ar

O Aquecedor de Ar aproveita o calor residual dos gases de combustão pré-aquecendo o ar utilizado na queima de combustível.

Ele aquece o ar entre 120 e 300ºC, dependendo do tipo de instalação e do tipo de combustível utilizado.

Chaminé

A função da chaminé é retirar os gases da caldeira, e lançá-los na atmosfera, após todo o processo de geração de vapor.

Conheça as caldeiras industriais XH MAR 

A XH MAR é fabricante de caldeiras industriais e possui grande expertise em inovação. Além disso, nossas caldeiras possuem diferenciais de mercado que potencializam sua eficiência térmica e trazem diversos benefícios para o seu negócio. 

Os projetos de caldeiras da XH MAR surgem a partir da constante busca por melhorias e evolução do produto no mercado. Por aqui a ordem é inovar e trazer sempre a melhor tecnologia disponível para oferecer aos nossos clientes a melhor eficiência que uma caldeira pode oferecer. 

Nossas caldeiras se caracterizam por um projeto de concepção moderna, dotada de uma ampla câmara de combustão, sem o arraste de particulado não queimado e possuem diferenciadas grelhas. Além disso, elas possuem capacidade de até 50.000 kg/h e atingem temperatura de até 520ºC.

Confira no vídeo abaixo:

 

Vantagens e diferenciais das Caldeiras XH MAR

Além das novas tecnologias em grelhas Cota Zero e Drilled, que oferecem maior eficiência energética podemos destacar diversas outras vantagens e diferenciais: 

  • Tubos vaporizadores espiralados que aumentam a troca térmica; 
  • Pré aquecedor de ar é totalmente contrafluxo; 
  • Automação 72 horas, dispensando operadores no final de semana; 
  • Queima de combustíveis com alto teor de umidade e granulometria variada; 
  • Baixo custo na obra civil, não necessitando de fosso. 

Você pode solicitar uma cotação de nossas caldeiras conversando com um de nossos especialistas. É só clicar aqui!

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Até a próxima!















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.