Qual o melhor combustível para operar minha caldeira?

A variedade de combustíveis que podem ser utilizados para operar uma caldeira é bastante ampla, e cada um deles, com suas características próprias, pode resultar em um desempenho específico.

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre os combustíveis utilizados para operar uma caldeira, destacando suas principais características e desempenho.

Vamos lá?

Principais combustíveis utilizados para caldeiras industriais

Podemos destacar três tipos de combustíveis principais que são utilizados para alimentar este tipo de equipamento, com diferentes eficiências energéticas. São eles:

1- Combustíveis gasosos

Quando falamos de combustíveis gasosos, podemos citar os minerais e não minerais. Os mais comuns são o Gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o Gás Natural.

O Gás Natural é concebido a partir de uma mistura de hidrocarbonetos leves, que permanecem em estado gasoso perante a temperatura ambiente e pressão atmosférica. Trata-se de um gás inodoro (que não possui cheiro) e incolor, oferecendo uma queima mais limpa, comparado a outros tipos de gases. Geralmente apresenta boa eficiência de queima e rendimento térmico satisfatório.

Produzido também a partir de uma mistura de hidrocarbonetos, o Gás GLP é um combustível que apresenta alto poder colorífico e está diretamente associado ao baixo impacto ambiental, com maior facilidade de queima e armazenamento. Devido a sua aplicabilidade, o GLP pode ser usado em diversos tipos de indústria. Ele é seguro e costuma exigir menor gasto durante o processo de queima.

2- Combustíveis líquidos

Assim como os gasosos, os combustíveis líquidos também possuem características minerais e não minerais.

Como combustíveis não minerais podemos destacar o álcool e óleos vegetais, por exemplo. Porém, apresentam pouco ou nenhum uso em caldeiras.

Já os combustíveis minerais são mais utilizados e são obtidos através da refinação do petróleo, gerando gasolina, óleo diesel e o óleo combustível.

3- Combustíveis sólidos

Os combustíveis sólidos podem ser apresentados de diversas formas e granulometrias e são, portanto, os tipos de combustíveis que mais apresentam crescimento na indústria.

Grande parte dos combustíveis sólidos vem da madeira, podendo ser: cascas, serragem, cavaco, maravalha, aglomerados e compensados, etc.

Dentro dos combustíveis sólidos, ganha destaque a biomassa, considerada como um dos combustíveis para caldeiras com maior uso em processos industriais e que vem crescendo a cada dia.

Entenda por quê no próximo tópico!

caldeiras

Por que a Biomassa é considerada o combustível do século?

A produção de energia aliada à destinação correta de resíduos industriais sempre foi um grande desafio para as empresas. Neste contexto, diversas novas e sustentáveis tecnologias são desenvolvidas para suprimir a demanda de energia, entre elas, o uso da biomassa.

Mas afinal, o que é Biomassa?

Basicamente, Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, incluindo qualquer tipo de vegetação e árvore, lixo orgânico, resíduos agroindustriais e dejetos de animais.

Em nosso país, alguns exemplos de biomassa são:

  • Bagaço de cana de açúcar;
  • cavacos e pellets de madeira;
  • resíduos de cultura de soja, milho e arroz, por exemplo;
  • lodo industrial;
  • capim elefante;
  • maravalha;
  • lenha e serragem.

E muitos outros.

No Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional de 2020 (ano base 2019), 18% da oferta interna de energia é oriunda de biomassa de cana, 8,7% de lenha e carvão vegetal e mais 7% de outras fontes renováveis, que inclui biodiesel e outras biomassas, como casca de arroz, capim-elefante e óleos vegetais.

Já em 2021, segundo o mesmo documento, a utilização de biomassa cresceu 6,9% em relação ao ano de 2019.

Pelas características agroflorestais, o Brasil é privilegiado na produção de combustíveis para caldeiras na forma de biomassa, reduzindo os custos de aquisição, principalmente quando comparado aos combustíveis líquidos e gasosos.

Conclusão

Portanto, é importante dizer que o melhor combustível para a sua caldeira é aquele que oferece maior adequação as necessidades da indústria, mais produtividade e eficiência na geração de energia e também economia.

Para saber qual é o melhor combustível para a sua caldeira, consulte o fabricante do seu equipamento. Ele deverá saber ajudar você a calcular o gasto energético e a eficiência do combustível que escolheu utilizar.

Até o próximo conteúdo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.