Avanços e novidades da indústria madeireira

Avanços e novidades da indústria madeireira

 

A industria madeireira continua em ascensão e aponta crescimento ano após ano. A busca pela inovação dos processos e por tecnologia é inevitável para acompanhar o ritmo do mercado atual. Estar atento às novidades pode redobrar a atenção de investidores e também gerar um mundo de novas possibilidades para a indústria madeireira.

Neste conteúdo vamos conferir juntos os avanços que estão aquecendo o mercado da madeira. Confira!

Qual a importância das novas tecnologias para o setor madeireiro?

Desde a necessidade de aperfeiçoamento do manejo florestal, até equipamentos capazes de agregar valor aos produtos feitos de madeira, o avanço tecnológico garante um novo padrão de excelência frente à consumidores cada vez mais exigentes.

O aço e o concreto continuam sendo os principais materiais das grandes obras da construção civil, devido ao seu padrão de durabilidade, manejo e sua resistência, principalmente.

Porém, estas duas opções possuem processos de produção nocivos à natureza, afinal demandam grande consumo de energia e geração de diversos poluentes. Com certeza pode-se afirmar que estes são um dos motivos para que a madeira esteja em alta novamente e cresce no segmento da construção civil. Algumas vantagens como extrema versatilidade, sustentabilidade, economia e custo benefício, tempo de obra e desempenho estrutural são indicadores da valorização do material.

Ano após ano o potencial produtivo do setor florestal aumenta, assim como a diversidade da aplicação da matéria-prima. Madeira serrada, lâminas compensadas, pallets, molduras, portas, movelaria e componentes são algumas delas que colocam o Brasil como um importante fornecedor mundial.

Segundo a ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) entre os diferentes produtos de madeira exportados pelo mercado nacional, a madeira serrada de pinus brasileiro tem como principais destinos México, Estados Unidos e China e mostrou nos últimos cinco anos um crescimento significativo dos materiais embarcados. Os números revelam a busca por matéria prima de qualidade e grande parte deste dado reflete na aprovação da norma de construções em wood frame, muito comum nestes países.

Avanços e novidades da indústria madeireira

Portanto, devido à novas tecnologias preservantes, a madeira vem se tornando cada vez mais usual, viável e comum na construção civil. A tendência é que o mercado interno passe a ter uma demanda maior em todos os produtos utilizados nas obras.

Por meio de avanços no beneficiamento e soluções modernas em seus processos de tratamento e de secagem precisa da madeira, o setor traz soluções versáteis e economicamente viáveis para diversos tipos de projetos.

Por que é importante modernizar processos na produção madeireira?

Tornar os processos mais eficientes e lucrativos é um dos maiores desafios da indústria madeireira. Sabemos que pode ser desafiador modificar um trabalho tão antigo e consolidado. Contudo, a modernização dos processos de produção é transformadora e é necessária para que a indústria continue a crescer em tempos de competitividade e alta demanda. Vamos te dar 3 motivos para você começar a modernizar seus processos ainda hoje:

1 – Eficiência

Falta de planejamento e de organização da indústria são dois fatores que aliados com outras velhas práticas podem tornar o trabalho pouco eficiente. O trabalho dos colaboradores juntamente com novas tecnologias, como os softwares de controle interno, pode implementar um ritmo de trabalho muito mais lógico e reduzir problemas comuns dentro da indústria.

2- Consciência ambiental

A consciência ambiental não foi uma bandeira levantada pela indústria florestal nas últimas décadas. Porém, atualmente quando se fala em meio ambiente e qualidade de vida, a produção madeireira precisa e deve ser mais sustentável, afinal, demandas mundiais altíssimas requerem utilização consciente dos recursos, ainda que sejam renováveis.

Pensar em sustentabilidade significa pensar desde o corte da árvore até o produto final, além do uso inteligente de plástico, papel e energia. Desta forma, se tornam indispensáveis tanto para baratear a produção quanto para atender as demandas de uso irresponsável de recursos.

3- Lucratividade

Somando eficiência e consciência ambiental, a lucratividade será o resultado. A indústria se torna mais apta a reduzir seus recursos e a efetivar um modelo que projeta lucros pela produtividade. Menos material é descartado com base nestes aspectos, aumentando a produção, e consequentemente, a receita.

Quais avanços podemos esperar para os próximos anos?

Como já dissemos anteriormente, o setor está com foco em sustentabilidade, versatilidade e preocupação em atender aos padrões construtivos exigidos pelo mercado atual. A indústria madeireira ocupa um papel muito importante de inovação capaz de estimular profissionais do ramo da construção, a utilizarem cada vez mais a madeira em seus projetos.

A madeira possui alto grau de precisão. Devido a isso, softwares 3D são cada vez mais comuns e necessários nas madeireiras, afinal, novas tecnologias como o corte de precisão a laser ou CNC, capazes de moldar itens para acabamento e até elementos estruturais.

Avanços e novidades da indústria madeireira

Se tratando de gestão e processos produtivos, sistemas interligados ERP e tecnologia da informação auxiliam na obtenção de dados e tomada de decisões no cotidiano do trabalho, tornando a administração mais eficiente e atenta aos aspectos que garantem a qualidade final do produto.

Já em relação aos produtos em si, podemos citar os avanços crescentes em compensados e madeiras ecológicas, que são produzidas a partir de cascas de madeira e também resíduos plásticos, garantindo um ponto importante na questão da sustentabilidade.

Além disso, a madeira laminada colada é outro grande importante avanço que ganha cada vez mais espaço, pois seu método único de confecção é capaz de viabilizar peças exclusivas com grandes dimensões e grande liberdade construtiva, proporcionando criação de pilares, revestimentos, vigas e muito mais.

Avanços e novidades da indústria madeireira

Maquinário e equipamentos

O maquinário utilizado no pátio das indústrias madeireiras já está passando por mudanças e inovação. As empilhadeiras, por exemplo estão saindo das fábricas em diversos modelos elétricos, hidráulicos e a diesel, para atender necessidades específicas, desde o uso em terrenos mais acidentados até resistência contra a chuva. O maquinário está se adaptando para atender a demanda e evitar paradas indesejadas, seja qual for a etapa da produção.

Basicamente, a mecanização florestal pode ser definida como a utilização de máquinas para substituir o trabalho braçal humano ou de animais. Além de proporcionar redução de custos de produção, a mecanização reduz também a mão de obra no campo, acidentes de trabalho, melhora da ergonomia para os trabalhadores, sem contar a possibilidade de execução das operações 24 horas por dia.

Avanços e novidades da indústria madeireira

As grandes indústrias do setor florestal brasileiro miram em mecanizar em 100% as operações de colheita, no entanto, algumas delas não são possíveis devido à declividade de determinados terrenos, pois, normalmente a maioria das máquinas florestais como skidder e forwarder operam em terrenos de até 25º de declividade, sendo necessário uso de métodos semimecanizados e manuais para extrair a madeira destas áreas.

A novidade é que já existem no mercado, algumas alternativas viáveis para possibilitar a mecanização nas áreas com topografia acidentada, porém perdas de rendimento, aumento de custos operacionais e de produção, são inevitáveis. Por isso, é muito importante que as operações sejam muito bem planejadas para se tornarem eficientes.

Estufas de Secagem

As estufas de secagem são equipamentos muito importantes para garantir a qualidade da matéria prima. Atualmente, com as demandas cada vez mais altas, competividade acelerada e exigência na qualidade do material, a secagem da madeira em estufas é um método praticamente indispensável. Vamos entender por que?

A secagem artificial em estufas representa um dos métodos mais precisos para garantir a qualidade da secagem da madeira. Isto porque este processo acelera a movimentação das partículas de água das camadas internas para as camadas externas até sua evaporação completa.

O método tradicional de secagem de madeira no pátio da madeireira representa muito mais tempo e mão de obra, resultando em desvantagens econômicas, sem contar que o bom e rápido resultado da secagem natural, fica à mercê do clima em seus períodos de chuva e umidade do ar.

Vantagens da secagem em estufas

Você sabia que a pratica de secagem de madeira em estufas pode reduzir até 300kg no peso da carga para cada meto cúbico transportado? Esta é apenas a primeira de muitas vantagens: redução nos custos com frete e mão de obra.

Além disso, a secagem artificial garante mais qualidade para o produto final, tornando-o mais competitivo com outros produtos do mercado internacional, podendo atender às demandas futuras de mercado que citamos anteriormente.

A qualidade da madeira secada em estufas é garantida devido às seguintes características: redução na movimentação dimensional, evitando empenos e rachaduras, redução de ataque de fungos manchadores e apodrecedores de madeira, melhoria na tratabilidade do material, aumento de resistência mecânica, melhora nas propriedades de isolamento e muito mais.

Quer saber mais sobre como funciona o processo de secagem em estufas? Acesse nosso conteúdo anterior! Estufas para secagem de madeira: conheça as vantagens.

Estufas XH MAR BETHLEHEM

A XH MAR BETHLEHEM fornece estufas inovadoras e eficientes para garantir a qualidade na secagem de madeira.

Nossas estufas possuem capacidades de 20 a 150m³ de madeira, tornando mais rápido o atendimento da demanda da madeireira. Além disso, as estufas XH MAR são equipamentos autoportantes, podendo dispensar alvenaria e permitindo fácil relocação.

Estufa de secagem

As estufas XH MAR BETHELEHEM proporcionam menores tempos de secagem de até 60 horas, enquanto estufas concorrentes precisam de até 100 horas. Isto por que nossa tecnologia é exclusiva e permite queima de serragem verde com umidade de 55%.

Desta forma, entregamos uma solução de queima de serragem verde, um combustível de baixo valor agregado, em comparação com a lenha e o cavaco, o que agrega um excelente custo benefício ao produto.

Além disso, apresentamos soluções para pequenos projetos com uso de até duas estufas para secagem de até 60m³ de madeira, com apenas um gerador de vapor.

Conheça mais sobre nossas estufas de secagem no clicando botão abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.