Estufas para secagem de madeira: conheça as vantagens

Estufas para secagem de madeira: conheça as vantagens

O uso das estufas para secagem de madeira representa um método artificial de secagem, com maior qualidade e a custos reduzidos, onde o principal objetivo é acelerar todo o processo de secagem natural, principalmente para conseguir atender às demandas do mercado.

Hoje, diversas empresas brasileiras do ramo madeireiro, ainda são adeptas à secagem natural da matéria prima, feita em seus próprios pátios, o que demanda muito mais tempo e mão de obra, além de desvantagens econômicas.
Neste conteúdo você vai conhecer todas as vantagens da secagem de madeira em estufas e entender como funciona este processo que está em grande ascensão em nosso país. Acompanhe!

Como as estufas funcionam?

A secagem artificial é um dos métodos mais precisos para garantir a qualidade da secagem da madeira. Este processo ocorre a partir da movimentação da água das camadas internas da madeira para as camadas mais externas, até atingir a sua superfície, ocorrendo posteriormente sua evaporação.

Todavia, para que a secagem seja eficiente, é necessário levar em consideração o deslocamento da umidade do interior da madeira para a sua superfície, que depende das propriedades de cada tipo de madeira, bem como da sua espessura e espécie.

As estufas funcionam de forma relativamente simples. Nelas são utilizados ventiladores que distribuem o calor gerado, através de vapor, ar quente e água quente, onde movimentam o ar quente a partir de um ponto a outro, uniformemente.

estufa de secagem

Gradientes de secagem

Gradiente de secagem é o período de tempo que uma peça de madeira leva até ser considerada seca.
A velocidade da secagem pode sofrer influência de determinados fatores, tanto internos, relacionados a própria madeira, como externos, relacionados às condições atmosféricas, sob as quais a peça de madeira estará sujeita.
Dentre estes fatores, podemos considerar os seguintes:

1) Espécie da madeira: Algumas madeiras secam mais rapidamente que outras, em função da sua estrutura anatômica. Algumas espécies possuem vasos mais abertos ou mais abundantes que outras espécies, favorecendo a circulação da umidade no seu interior e, consequentemente, a sua secagem.

2) Tipo de madeira: Peças com maior quantidade de alburno (parte externa da madeira) em geral secam mais rapidamente do que as com maior quantidade de cerne (parte interna da madeira). Peças de madeira que possuam anéis de crescimento mais largos e ricos em lenho primaveril, apresentam maior velocidade de secagem do que a mesma espécie com anéis de crescimento finos e ricos em lenho juvenil.

3) Teor de umidade inicial: Como vimos, uma determinada espécie de madeira poderá apresentar diferentes velocidades de secagem. Estas diferenças estão em função do teor de umidade inicial das peças a serem secas.

estufa de secagem

4) Espessura: O tempo de secagem pode ser estimado em função do quadrado da espessura da peça a secar.

5) Outros fatores: A presença de fungos manchadores e/ou apodrecedores dificultam o movimento da água no interior da madeira, pois os micélios destes fungos auxiliam o bloqueio da passagem da água. Além disso, a presença de resinas e outros extrativos, dificultam a movimentação de água e com isso aumentam o tempo de secagem da madeira.

Razões para secar a madeira

E se te dissermos que a prática da secagem da madeira pode reduzir 400kg ou mais no peso da carga da madeira para cada m³ transportado? Com ela os custos com frete e mão-de-obra poderiam ser sensivelmente reduzidos. Esta é apenas uma das vantagens.

A secagem da madeira faz-se necessária, não apenas para que o desenvolvimento da indústria de produtos madeireiros possa crescer de uma forma mais racional, mas também para que o nosso produto possa atingir uma melhor qualidade, capaz de competir com outros produtos do mercado internacional.

Dentre as principais razões que levam a se adotar a prática de secagem da madeira em estufas podem ser destacadas as seguintes:

1) Redução na movimentação dimensional: Uma secagem adequada até um determinado teor de umidade final, diminuirá a movimentação dimensional da peça evitando empenos ou rachaduras. Como consequência, as peças de madeira poderão ser produzidas com maior precisão de dimensões proporcionando melhor desempenho em serviço.

2) Redução dos riscos de ataque de fungos apodrecedores e manchadores: Madeiras com teor de umidade abaixo de 20% tornam-se praticamente imunes ao ataque destes organismos. A madeira verde é uma das principais fontes de alimentos tanto para fungos quanto para os insetos. O ataque desses microrganismos pode comprometer seriamente as propriedades mecânicas da madeira, alterando significativamente sua aparência, ocasionando uma redução no seu valor econômico e até mesmo impedir sua exportação.

3) Melhoria na tratabilidade: Uma peça de madeira com teor de umidade de 20% será mais facilmente impregnada por produtos químicos preservativos ou retardantes de fogo, bem como aceitará mais facilmente pinturas, vernizes, ceras e outros materiais de acabamento.

4) Aumento da resistência mecânica: Em comparação com uma peça de madeira úmida, uma madeira previamente seca apresenta uma sensível melhora nas suas propriedades mecânicas, tais como: flexão estática, compressão, dureza, cisalhamento, etc. Além disso, uma madeira seca apresenta melhores resultados de aplainamento, lixamento, furação, etc.

5) Melhora nas propriedades de isolamento: A madeira seca conduz menos calor que a madeira úmida, além de aumentar sensivelmente suas propriedades de isolante elétrico e acústico.

Conheça as Estufas da XH MAR BETHLEHEM

A XH MAR desenvolve dois tipos de estufas capazes de atingir umidade de 8% a 13% na secagem final do produto:
Estufa a vapor: tecnologia difundida no mercado e indicada para madeireiras que secam altos volumes de madeira mensalmente.

Estufa a vapor de baixa pressão ou água quente: Esta opção de estufa é um desenvolvimento próprio com tecnologia XH MAR BETHLEHEM e tem como foco a geração de vapor através da queima de serragem verde com umidade de 55%.

O uso da serragem verde na estufa proporciona uma queima de combustível muito mais barata e mais eficiente que o cavaco, por exemplo.

estufa de secagem

Além disso, ela proporciona menores tempos de secagem.

estufa de secagem

Sabemos que os principais custos de uma serraria giram em torno da mão de obra. Isso explica por que este setor está buscando investimentos em automação, eficiência e conceitos da indústria 4.0.

Com capacidades de 20m³ a 150m³ de madeira, montagem e transporte simplificados e construção modular, as estufas de secagem de madeira da XH MAR são equipamentos que podem ser autoportantes, dispensando alvenaria e permitindo fácil relocação.

Quer saber mais sobre as estufas de secagem da XH MAR? Clique aqui, veja e comprove os benefícios da nossa estufa conversando com nossa equipe! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.