Indústrias mais sustentáveis: dicas importantes e o uso da Biomassa como combustível

Adotar práticas mais sustentáveis deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para todos que se preocupam com o meio ambiente e com a natureza.

Enquanto indústria, a postura de sustentabilidade pode influenciar diretamente o consumidor que, cada vez mais, vem se unindo à temática ambiental.

Nesse contexto, temos o uso da Biomassa como uma excelente alternativa para substituir os combustíveis fósseis, tão poluentes para a natureza.

Se você é gestor de indústria, independente do ramo em que atua, e está buscando meios para tornar a sua empresa mais sustentável e responsável com o planeta, este conteúdo vai te ajudar a entender mais sobre a biomassa e trazer outras dicas simples que podem começar a ser aplicadas hoje mesmo!

Acompanhe a leitura!

As indústrias e o meio ambiente

É fato que a atividade industrial acaba trazendo consequências ao meio ambiente, porém, existem diversas atitudes que podem e devem ser tomadas para minimizar os impactos e promover a sustentabilidade.

Acreditamos que, se existe um setor que possui força e capacidade para cuidar da natureza, este setor é o industrial.

A relação entre indústria e meio ambiente pode ser contrastante, pois ao mesmo tempo em que uma fábrica precisa ocupar um espaço que antes era um terreno livre com natureza, ela serve como geradora de empregos e contribui para o desenvolvimento econômico.

Você sabia que indústrias que se preocupam com o meio ambiente alcançam mais visibilidade e credibilidade?

Hoje, as pessoas estão mais preocupadas com o planeta do que nunca e cobram das pequenas, médias ou grandes indústrias medidas que mostrem que a empresa também se importa com a natureza.

Indústrias que possuem políticas de sustentabilidade ganham maior visibilidade, credibilidade e consequentemente, confiança do público.

Um belo exemplo disso é a empresa Natura, fabricante de cosméticos, considerada uma das 5 marcas mais sustentáveis do Brasil. A indústria realiza, desde 2007, programas que estimulam a exploração consciente e o manejo controlado das riquezas naturais do Brasil, investindo, inclusive, em um modelo de desenvolvimento para combater o desmatamento e preservar a Floresta Amazônica.

O resultado disso é a atração de diversos consumidores que se identificam com a temática ambiental e abraçam a marca por suas atitudes sustentáveis.

A sustentabilidade industrial é possível

Existem diversas medidas muito mais simples que o exemplo da Natura, que podem ser adotadas pela sua empresa, e que também farão uma enorme diferença para a natureza.

Vamos conhecer algumas delas a seguir?

Reaproveitamento de água

Grande parte dos processos industriais utilizam água para serem realizados. Por isso, é importante que a sua empresa repense na forma como utiliza e reutiliza este recurso natural.

O reaproveitamento das águas da chuva é uma excelente alternativa para atender a este quesito. Investir em um sistema de captação de águas pluviais é uma atitude consciente e inteligente, que trará economia para a sua empresa e benefícios para o planeta.

Basta armazenar a água em reservatórios e utilizá-la nos banheiros, limpezas, lavagens em geral, etc.

Outra medida que pode ser adotada é o tratamento de afluentes. Este processo visa reaproveitar a água utilizada nos processos industriais e direcioná-la para uma estação de tratamento própria.

Reciclagem de lixo sólido e separação correta 

A reciclagem de lixo sólido consiste em reaproveitar e transformar o estado físico e químico das sobras de materiais, para poder utilizá-los novamente como matéria-prima. Inclusive, já existem no mercado diversas empresas que são especialistas nesse tipo de serviço de reciclagem.

Outro ponto importante e simples de ser feito é a separação correta dos lixos produzidos em todos os setores da empresa, da seguinte e tradicional maneira:

  • Papéis;
  • Plásticos;
  • Vidros;
  • Metais;
  • Orgânicos;
  • Não recicláveis.

Utilizar materiais reciclados na sua empresa, como papéis, e trocar os copos descartáveis por copos de vidro, também é uma atitude simples que faz toda a diferença.

Atenção especial para o descarte de resíduos químicos

Resíduos químicos provenientes de indústrias são um dos maiores poluidores de águas fluviais e marítimas em todo o mundo.

Infelizmente, muitas indústrias ainda possuem este péssimo hábito, que inclusive é crime ambiental, de despejar resíduos químicos e metais pesados nos rios, contaminando e prejudicando a vida de espécies aquáticas.

Para não ser mais uma indústria que carrega essa culpa nas costas, o correto é procurar substituir produtos e matérias-primas pelas versões ecológicas. Além disso, os metais pesados precisam ser destruídos com soda cáustica e armazenados em galões. Já os cianetos devem passar por processo de agitação, também com soda cáustica, e somente após sua neutralização, poderão ser descartados.

Adote o uso da energia renovável na sua indústria

A utilização de combustíveis fósseis é um dos maiores agravantes para o aumento da poluição do ar devido ao CO2.

O dióxido de carbono (CO2) é um composto químico gasoso que apesar de essencial para a vida no planeta, sua alta concentração resulta em poluição, ocorrência de chuva ácida e o temido efeito estufa.

Infelizmente, as indústrias são grandes fontes que contribuem para o aumento do CO2 da atmosfera, por isso, cada vez mais, elas estão buscando fontes de energia renováveis para seus processos.

Uma dessas fontes, que vem ganhando cada vez mais espaço, é a Biomassa.

Vamos falar um pouquinho mais sobre ela a seguir:

Biomassa: a fonte de energia do futuro

A Biomassa vem sendo uma das principais alternativas quando o assunto é queima de combustíveis renováveis na indústria.

Mas afinal, você sabe o que é Biomassa?

Basicamente, Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, incluindo qualquer tipo de vegetação e árvore, lixo orgânico, resíduos agroindustriais e dejetos de animais.   

Alguns exemplos de biomassa facilmente encontradas em nosso país são: 

  • Bagaço de cana de açúcar; 
  • cavacos e pellets de madeira; 
  • resíduos de cultura de soja, milho e arroz, por exemplo; 
  • lodo industrial; 
  • capim elefante; 
  • maravalha; 
  • lenha e serragem. 

E muitos outros.

Portanto, caldeiras à Biomassa são mais sustentáveis 

Isto porque, por ser um recurso renovável, a Biomassa é uma fonte energética pouco poluente. Inclusive, ela é considerada uma estratégica fonte para a mudança da matriz energética mundial, contribuindo para a saúde do planeta. 

A Biomassa pode ser obtida de forma relativamente rápida substituindo ou cultivando novas plantas ou árvores, ao contrário do petróleo, por exemplo, que não é um material renovável. 

Menos poluente, o processo de queima da Biomassa ocorrido na caldeira, libera a mesma quantidade de dióxido de carbono que mais tarde será reabsorvido pelas plantas em sua fase de crescimento, o que neutraliza o carbono emitido. 

Tudo isso é claro, contribuindo para o meio-ambiente e também para a ECONOMIA do seu negócio!

Conheça nossos equipamentos térmicos movidos à Biomassa, clicando aqui!

O que a XH MAR faz pelo meio ambiente?

Por aqui, levamos a sério as políticas ambientais e seguimos com respeito todas as normas ambientais regulamentadas, principalmente quanto à conscientização do uso dos recursos naturais.

A água potável que abastece nossa indústria, por exemplo, é proveniente de poço artesiano, e em nosso projeto de expansão fabril, que já está sendo executado, elaboramos um complexo sistema de cisternas para captação de água da chuva, para reutilização em nossos processos industriais, uso em banheiros da empresa e limpeza. Com essa simples atitude, devolvemos ao sistema público, cerca de 80% a mais de água limpa e potável que utilizamos.

O incentivo às boas práticas com a natureza também é constante com nossa equipe de colaboradores, o que nos orgulha todos os dias.

Acreditamos que, se cada um de nós, enquanto indústria e enquanto pessoas, fizermos um pouquinho, o mundo poderá ser um lugar melhor para se viver em equilíbrio com a natureza.

E você, o que tem feito para ajudar o meio ambiente e quais atitudes passará a adotar na sua indústria a partir de hoje?



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.