Precisa gerar energia? Veja as vantagens da energia de biomassa

Você sabia que, dentre os países industrializados, o Brasil é um dos que possui a energia mais renovável do mundo? Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 45,3% da produção brasileira é proveniente de recursos renováveis. Nesse ambiente devemos dar um importante destaque para a energia de biomassa.

Na atualidade, o uso da biomassa vem apresentando grande destaque no Brasil, pois possibilita a produção de altas quantidades de energia usando variados combustíveis renováveis, além de representar uma alternativa interessante do ponto de vista tecnológico, econômico e ambiental.

Por isso, se você quer contribuir com a sustentabilidade nacional e atua em algum tipo de processo industrial, você deve ponderar o uso da biomassa na geração energética do seu negócio. Mas, para isso, você precisa saber como utilizar esse combustível.

Se você quer saber, acompanhe esse texto. Nele, você saberá o que é biomassa, seus principais benefícios e usos na geração de energia. Você verá também como vem sendo o uso dessa fonte renovável no Brasil, cujo sucesso vem sendo bem expressivo.

O que é e quais os tipos de biomassa mais comuns?

Entende-se por biomassa toda matéria orgânica, seja ela de origem vegetal ou animal, que tem potencial para ser utilizada na produção energética. Esse combustível também deve ser uma fonte renovável, diferentemente dos combustíveis fósseis, caracterizados por serem não renováveis.

No Brasil, a biomassa vem sendo uma excelente opção energética, pois além de apresentar características renováveis, permite o reaproveitamento de resíduos, além de gerar baixas quantidades de poluentes, principalmente em razão do que chamamos de “renovação da biomassa”.

Esse processo de renovação se dá por meio do ciclo do carbono. Neste ciclo, a queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de Gás Carbônico (CO2) na atmosfera. As plantas, por meio da fotossíntese, irão transformar esse gás carbônico (CO2) em hidratos de carbono, liberando oxigênio. Com isso, a geração de energia de biomassa, desde que não seja feita de forma predatória, tem por qualidade contribuir com o ciclo de carbono, além de não alterar a composição da atmosfera.

A figura abaixo exemplifica como funciona o ciclo do carbono, também conhecido como ciclo energético da biomassa.

No Brasil, algumas são as formas mais utilizadas. Estas formas são apresentadas de acordo com sua origem, tais como:

  • Florestal (madeiras, toras, pellets, briquetes, etc.);
  • Agrícola (resíduos de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar, café, castanhas, entre outras); e
  • Rejeitos urbanos e industriais, caso dos resíduos sólidos (podas de árvores) e líquidos (óleos de cozinha).

Há ainda a possibilidade das “florestas energéticas”, caracterizadas por serem florestas plantadas tendo como objetivo principal a produção de matéria-prima para geração energética.

Usos da biomassa na geração energética

A utilização da energia da biomassa vem apresentando fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Seus diferentes tipos de matérias-primas já são empregados na fabricação de variados biocombustíveis, caso do bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.

Já em processos industriais, este combustível renovável vem sendo utilizado em caldeiras e fornos com o objetivo de gerar vapor d’agua ou aquecimento de fluidos térmicos.

A queima da biomassa também permite o superaquecimento da água, ponto adequado para ser usado em indústrias de diversos segmentos, principalmente para a cogeração de energia, auxiliando a atividade destes processos industriais.

No Brasil, a biomassa é responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, indicando a sua importância na diversificação da matriz energética brasileira

Pequeno histórico da biomassa como fonte energética

Assim como ocorreu no resto do mundo, o uso desse combustível surgiu nos primórdios da humanidade, através do uso da madeira para cocção e aquecimento.

A partir da revolução industrial, onde se deu a criação das máquinas a vapor, a biomassa perdeu espaço para o petróleo, o GLP (gás liquefeito de petróleo) e o carvão mineral, tendo seu uso reduzido somente à algumas residências.

Pequeno histórico da biomassa como fonte energética

Porém, o petróleo começou a perder sua participação com as crises mundiais do petróleo (década de 70), onde descobriu-se que essa forma combustível era esgotável, fato esse que elevou seu preço (em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou).

A partir desse momento percebeu-se que havia a necessidade de diversificar a matriz energética mundial. Com isso, a biomassa ganhou novamente os holofotes do setor industrial.

Essencialmente durante a década de 80, muitas indústrias começaram a substituir o óleo por outras fontes e muitas delas resolveram escolher gerar energia a partir da biomassa.

No Brasil, o estímulo ao uso da biomassa na geração energética se deu devido aos incentivos estatais para a produção de álcool a partir da cana-de-açúcar, com a criação do programa “Pró-Álcool”.

Já nas últimas décadas, a maior preocupação mundial com a sustentabilidade vem sendo o principal fator de estímulo ao uso da biomassa na geração energética. Por isso, nos próximos anos essa fonte energética tende a ser protagonista tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Portanto, a expectativa futura é que esse combustível “limpo” tenha a capacidade de suprir a necessidade energética mundial, com grandes possibilidades dessa fonte continuar sendo a responsável por diversificar a matriz energética mundial. No Brasil, devido às suas características, as expectativas são ainda maiores.

Benefícios da utilização da energia de biomassa

Como vimos anteriormente, as expectativas para a geração de energia de biomassa são bastante significativas. Além disso, quando são colocados à prova os benefícios dessa fonte energética, as expectativas são ainda maiores.

Assim, entre os principais benefícios do uso dessa fonte energética, podemos ressaltar:

  • Excelente opção para a produção de uma energia sustentável, com a geração de energia a partir da biomassa gerando baixas quantidades de poluentes, além de não emitir dióxido de enxofre, causador da chuva ácida;
  • Permite o uso de resíduos que, em outras ocasiões, seriam descartados sem o devido controle ou até mesmo, gerando um custo adicional, para que seja descartado em um aterro industrial;
  • Apresentam baixo custo;
  • Esse tipo de combustível limpo causa menor corrosão aos equipamentos térmicos, como caldeiras, aquecedores de fluídos térmicos e fornos;
  • Contribui significativamente com a diminuição do efeito estufa, não exercendo grandes efeitos sobre o aquecimento global;
  • Importante para o ciclo natural do planeta, já que faz uso de recursos que são, por muitas vezes, fontes inesgotáveis.

Além desses benefícios ambientais e econômicos, a biomassa também apresenta importantes ganhos sociais, visto que de maneira geral, as fontes de biomassa são produzidas regionalmente, colaborando com a independência energética e com a geração de receita às comunidades regionais.

Gostou? Então acesse nosso site e saiba mais sobre a atuação da XH-MAR Bethlehem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.