Beneficiamento de Resina conheça a história da goma até seus derivados

Beneficiamento de Resina: conheça a história da goma até seus derivados

Você sabia que o Pinus é muito versátil e sua versatilidade vai além da extração de madeira? Dentre as diversas possibilidades para essa árvore, a resina é uma das mais importantes. Isso porque, depois do processo de resinagem, ocorre o beneficiamento de resina, possibilitando que ela seja usada como matéria-prima de forma bastante diversificada.

Exatamente em razão da diversificação dessa matéria-prima, as indústrias de beneficiamento de resina estão se expandindo e desenvolvendo completas plantas para industrialização e processamento de resina, goma base, breu, terebintina e seus derivados.

Veja uma breve história da resina e como ela é extraída, além de como o seu beneficiamento pode contribuir para agregar valor a essa matéria-prima de grande importância.

Pequeno histórico da extração de resina no Brasil

Por muito tempo o Brasil desmatou gigantescas áreas em busca de produtos florestais utilizados no seu desenvolvimento. Com o tempo, tornou-se necessário reflorestar grandes áreas na busca de mais produtos e redução do desmatamento.

Os reflorestamentos começaram a ser implantados com espécies exóticas como eucaliptos e pinus. Com isso, os produtos florestais não madeireiros (PFNM) começaram a assumir um papel de destaque, pois se apresentam como fonte alternativa de renda e com potencial de incentivo econômico.

Com esse enfoque, os plantios de Pinus foram incrementados a partir do Programa de Incentivos Fiscais do Governo Federal para o reflorestamento, impulsionando a extração da resina, que teve início na década de 1970, evoluindo rapidamente, tanto que em 1989 o país passou da condição de importador para a de exportador deste produto e de seus derivados.

Na atualidade o Brasil é o segundo maior produtor desta matéria-prima do mundo com uma produção que gira em torno de 185 mil toneladas por ano, estando atrás somente da China.

O que é e quais as principais aplicações da resina?

A resina é produto florestal não madeireiro que é extraído principalmente das espécies do gênero pinus (essencialmente Pinus elliottii var. elliottii e Pinus Tropicais). Este produto trata-se de um líquido viscoso inflamável, de cor translúcida amarelo/marrom a branco, apresentando um forte odor.

A resina natural é extraída por meio do processo de exsudação semelhante ao da extração de borracha; posteriormente, via lavagem e destilação obtém-se o breu e a terebintina, considerados os principais derivados da resina.

As aplicações para a resina, goma base e seus derivados são inúmeras na indústria, essencialmente a química (têxtil, tintas), alimentícia e farmacêutica (cosméticos, perfumaria). Essas possibilidades se comprovam quando observamos que, na atualidade, estes materiais têm mais de 220 aplicações.

Atualmente a terebintina, parte volátil da resina, é largamente empregada na indústria química para a fabricação de cânfora sintética, composição de desodorantes, desinfetantes e germicidas.

Já a parte volatizada, chamada de breu, participa na fabricação de sabões, colas, vernizes, laquês, tintas, gomas de mascar, entre muitos outros produtos.

Beneficiamento de resina: Como resina, goma e derivados são beneficiados?

Como dito, o Brasil é o segundo maior produtor de goma resina de pinus do mundo, com o desafio para o século XXI de aumentar ainda mais sua produção.

Assim, a expansão da resinagem começa a contribuir também com a expansão de setores destinados ao beneficiamento de resina no mercado nacional. Assim, diversas empresas do setor, principalmente a XH MAR Bethlehem, diante da necessidade da indústria, desenvolvem uma linha completa para a beneficiamento, industrialização e processamento de resina, goma base, breu, terebintina e derivados.

Atualmente, a XH MAR Bethlehem fornece às indústrias uma solução completa para toda a planta de beneficiamento de resina, com capacidade de processamento de 10 a 150 toneladas por dia, conhecido como um modelo de negócio, turn key.

Para a fabricação destas plantas de beneficiamento, a empresa trabalha com base no conceito da indústria 4.0. Assim, desenvolve sistemas de controle, rotinas de trabalho, automação por meio de CLP, histórico de relatório e receitas, além de melhor instrumentação e supervisórios.

Para atender a demanda desse mercado, a XH MAR Bethlehem oferece para a indústria de beneficiamento de resina os principais equipamentos, que são:

  • Esteira de Resfriamento;
  • Destiladores e condensadores; e
  • Reatores.

Mas se o cliente necessitar e tiver interesse, a XH MAR Bethlehem também vende a planta completa de beneficiamento de resina e goma, que incluem além dos já citados, os seguintes equipamentos:

Tombadores de Tambor; Barca ou Silo de Goma; Malacsor; Filtro de Goma; Tanques de Decantação, Taque Separador de Terebintina e Tanque Pulmão de Breu; Rolo Escamador; Trocador de Calor; Aquecedor de Fluido Térmico; Caldeiras e; toda a infraestrutura complementar, tais como Monta Carga (elevador) e tubulações necessárias ao processo.

Ficou interessado? Então conheça a planta completa de beneficiamento de resina fabricada pela XH MAR Bethlehem. Clique aqui para conhecer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.