manutenção em caldeira

Você conhece a importância da manutenção em caldeiras?

Caldeiras são equipamentos que envolvem muita energia, pressão e calor em seus processos. Elas estão sempre operando em condições extremas. Devido a essas características, realizar as manutenções, sejam preventivas ou corretivas da sua caldeira, é essencial para evitar dores de cabeça no futuro.

Neste conteúdo você vai entender mais sobre como funcionam as manutenções de uma caldeira, bem como entender os principais motivos para mantê-las sempre em dia.

Acompanhe a leitura!

Por que a manutenção é tão importante?

Imagine um carro que circula pelas ruas por anos e anos consecutivos, sem receber nenhum tipo de manutenção. O fim disso você certamente já sabe: em algum momento ele sofrerá uma pane, o motor vai trancar e ele vai parar de rodar. As consequências podem ser drásticas, mas não se comparam às consequências de uma caldeira que opera durante muito tempo sem as manutenções programadas.

Negligenciar as manutenções de uma caldeira pode causar grandes e sérios prejuízos para uma empresa. Em casos mais graves, pode ocorrer até mesmo sua explosão, o que coloca a segurança dos operadores em risco.

As manutenções da caldeira devem fazer parte da lista de prioridades de qualquer indústria, e os principais pontos que reforçam isso, são:

Evitar prejuízos e acidentes

Por serem equipamentos robustos, feitos para produzir grandes volumes de vapor de forma contínua, adquirir uma caldeira, significa um alto investimento. Por isso, é fácil imaginar o tamanho do prejuízo se a estrutura de um equipamento assim for danificada. Além disso, manter as manutenções em dia, prolonga a vida útil do equipamento, o que valoriza o dinheiro investido.

Além do prejuízo, o quesito mais importante em qualquer tipo de indústria, é a segurança dos colaboradores. Por operar sempre sob altas pressões, a caldeira é um equipamento que exige monitoramento contínuo, para que nenhum indício de problema passe despercebido.

Manter a manutenção da caldeira em dia traz maior segurança para as operações, diminuindo significativamente o risco de qualquer acidente grave. As manutenções em dia também evitam interrupções inesperadas por falhas no equipamento, que podem pesar muito no orçamento da empresa por dois motivos:

1- A parada indesejada da produção, gerando atrasos;

2- E o gasto com a manutenção corretiva, que costuma ter um custo mais elevado que as manutenções preventivas.

Problemas em caldeiras que podem surgir ao longo do tempo

É importante dizer que toda caldeira, independente do tipo, está sujeita a sofrer alguns problemas ao longo do tempo, que podem ser:

  • Corrosão;
  • Erosão;
  • Abrasão;
  • Sobreaquecimento;
  • Fadiga mecânica e térmica;
  • Perdas de eficiência de combustão.

Porém, todas estas ocorrências podem ser descobertas com antecedência e corrigidas, através de diagnósticos que podem ser realizados através de algumas maneiras:

  • Analisando fatores que possam estar prejudicando a combustão (análise de oxigênio, análise de CO2 e análise de CO), causando aumento de consumo de combustível (biomassa, óleo e gás);
  • Realizando regulagens de combustão rotineiras de acordo com a análise de gases;
  • Verificando o teor de umidade do combustível utilizado (principalmente biomassa), que auxiliará no melhor controle da combustão;

Esses processos possibilitam prever problemas, garantindo maior segurança aos operadores e também permitem o aumento da eficiência energética, melhorando a eficiência de combustão e reduzindo o consumo de combustível, o que resulta na redução dos custos operacionais.

Diagnóstico Operacional

Tão importante quanto a manutenção, o diagnóstico operacional é essencial para levantar dados sobre o funcionamento da caldeira, como consumo de combustível, eficiência do equipamento e todas as variáveis que influenciam na combustão.

Através deste diagnóstico operacional, os técnicos de manutenção terão mais informações para tomar decisões mais assertivas quanto as manutenções e quanto a eficiência da caldeira.

Benefícios do Diagnóstico Operacional em caldeiras

Quando bem realizado, o diagnóstico operacional trará diversos benefícios para a indústria:

  • Ganhos significativos de produtividade, principalmente na otimização do uso de combustíveis;
  • Melhoria de eficiência energética da caldeira, mostrando se a queima é completa ou não e, se o volume de ar é ideal;
  • Aumento de disponibilidade operacional;
  • Melhoria da segurança operacional, principalmente aquelas relacionadas à NR-13.

Conheça a NR-13 

Difícil falar de manutenção, sem citar esta norma.

Para garantir os princípios básicos de uma boa manutenção de caldeira, temos a NR-13, norma regulamentadora aprovada pela Portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ela foi elaborada diante da necessidade de criar procedimentos a serem seguidos com o intuito de manter a integridade das caldeiras e a segurança e a saúde dos trabalhadores em suas operações.

Sob esta ótica, a norma destaca que é dever da empresa garantir todas as medidas possíveis para eliminar, reduzir ou controlar possíveis riscos.

O que diz a norma?

Na introdução, a norma diz:

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.”

Um importante destaque da NR-13 é a atribuição do empregador, sobre a responsabilidade por garantir as medidas de segurança e manutenção:

“O empregador é o responsável pela adoção das medidas determinadas nesta NR.”

Nos capítulos de disposições gerais, a norma traz um importante alerta:

“Constitui condição de risco grave e iminente – RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador.”

É imprescindível que, toda e qualquer pessoa que possua indústria que conta com caldeira, conheça e entenda a NR-13. Para isso, vamos deixar a norma completa para ser consultada: clique aqui!

Como é realizada a inspeção e a manutenção das caldeiras?

Primeiramente, é importante salientar que a inspeção e a manutenção de uma caldeira devem ser realizadas sempre por um profissional treinado para isso. Bem como, seguir à risca a NR-13.

No momento da inspeção e manutenção, geralmente são seguidas as seguintes recomendações:

  • Realizar a inspeção dos cruzamentos de solda.
  • Efetuar um exame da caldeira.
  • Inspecionar toda a fiação elétrica e fazer a manutenção do quadro elétrico.
  • Inspecionar o sistema de alimentação de água.
  • Verificar a saída de vapor.
  • Calibrar e inspecionar todos os dispositivos de segurança.
  • Analisar o estado de conservação da tubulação de água da caldeira.
  • Efetuar testes nos sistemas de emergência.

Todos os procedimentos são indicados pela norma e devem ser seguidos. Afinal, trata-se de uma obrigatoriedade legal em realizar este procedimento de forma periódica.

Importante dizer também que, o fornecedor da sua caldeira deve orientá-lo a respeito das manutenções do equipamento, bem como fornecer este tipo de serviço.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite a visita e leia os conteúdos anteriores no Blog da XH MAR!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.