Conheça as vantagens da caldeira à Biomassa

As indústrias buscam cada vez mais alternativas para se tornarem mais sustentáveis e amigas do meio ambiente. Afinal, o aquecimento global e a emissão de gases nocivos para o efeito estufa, são uma preocupação constante em todos os setores industriais, cobrados inclusive, por normativas severas. 

A caldeira a biomassa vem sendo uma excelente alternativa para quem busca contribuir positivamente com a natureza, pois uma de suas principais vantagens, é justamente a sustentabilidade. 

Porém, muitos outros pontos positivos podem ser destacados quando a indústria opta pela caldeira movida à biomassa. 

Neste conteúdo você vai descobrir as vantagens da caldeira à biomassa e por que optar por ela, pode ser uma ótima escolha. 

Afinal, o que é Biomassa? 

A produção de energia aliada à destinação correta de resíduos industriais sempre foi um grande desafio para as empresas. Neste contexto, diversas novas e sustentáveis tecnologias são desenvolvidas para suprimir a demanda de energia, entre elas, o uso de biomassa. 

Mas afinal, o que é Biomassa? 

Bem, vamos lá: basicamente, Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia, incluindo qualquer tipo de vegetação e árvore, lixo orgânico, resíduos agroindustriais e dejetos de animais.   

Em nosso país, alguns exemplos de biomassa são: 

  • Bagaço de cana de açúcar; 
  • cavacos e pellets de madeira; 
  • resíduos de cultura de soja, milho e arroz, por exemplo; 
  • lodo industrial; 
  • capim elefante; 
  • maravalha; 
  • lenha e serragem. 

E muitos outros.

combustíveis para caldeiras

No Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional de 2020 (ano base 2019), 18% da oferta interna de energia é oriunda de biomassa de cana, 8,7% de lenha e carvão vegetal e mais 7% de outras fontes renováveis, que inclui biodiesel e outras biomassas, como casca de arroz, capim-elefante e óleos vegetais.    

Agora que você entendeu um pouquinho sobre o que é Biomassa, vamos descobrir quais as vantagens de uma caldeira movida à Biomassa: 

Caldeiras à Biomassa são mais sustentáveis 

Isto por que a Biomassa é um recurso renovável e uma fonte energética pouco poluente. Inclusive, a Biomassa é considerada uma estratégica fonte para a mudança da matriz energética mundial, contribuindo para a saúde do planeta. 

A biomassa pode ser obtida de forma relativamente rápida substituindo ou cultivando novas plantas ou árvores, ao contrário do petróleo, por exemplo, que não é um material renovável. 

Menos poluente, o processo de queima da biomassa ocorrido na caldeira, libera a mesma quantidade de dióxido de carbono que mais tarde será reabsorvido pelas plantas em sua fase de crescimento, o que neutraliza o carbono emitido. 

Permite o aproveitamento de diversos resíduos 

Talvez a grande sacada da utilização da Biomassa na caldeira seja uma destinação adequada à resíduos que poderiam não ter um destino correto. 

Nas serrarias, por exemplo, muitos resíduos são gerados diariamente devido ao processamento da madeira. Estes resíduos, por sua vez, são muito difíceis de serem descartados, e podem gerar montes e montes de matéria inútil. 

Quando utilizado como combustível para alimentar uma caldeira, além de uma boa destinação, o material gera um certo lucro para quem o vende. 

Trata-se de um combustível barato 

A Biomassa é muito mais barata, se comparada a outros combustíveis. Ela apresenta menor custo de aquisição, principalmente os derivados de madeira, como cavaco e serragem, por exemplo. 

Além disso, a biomassa geralmente apresenta preços mais estáveis, pois trata-se de um produto regionalizado, não sendo influenciado por mudanças macroeconômicas, como o preço dos óleos, por exemplo, que pode variar por diversos fatores econômicos externos. 

Proporciona menor corrosão dos equipamentos 

A Biomassa afeta minimamente a caldeira, isto por que este tipo de combustível apresenta menor corrosão dos componentes da caldeira, se comparado a outros tipos de combustíveis. 

Este fator também proporciona uma economia também na manutenção da caldeira, que inclusive poderá apresentar maior vida útil e mais segurança. 

Todavia, é importante citar que a substituição de uma caldeira tradicional por uma caldeira a biomassa deve ser realizada com muito cuidado e estudo prévio. Com isso, a possibilidade de bons resultados para a indústria é muito maior. 

Esses bons resultados terão efeito direto na economia financeira, busca pela sustentabilidade, e nos ganhos para a sociedade como um todo.  

A XH MAR BETHLEHEM oferece caldeiras a Biomassa nos modelos Aquatubulares, Flamotubulares ou mistas, com tecnologias próprias em grelhas e inovação para a combustão da biomassa com maior eficiência, buscando sempre o máximo rendimento e sustentabilidade à indústria. 

Entre em contato conosco e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.