Importância de caldeiras para geração de vapor para indústria farmacêutico e alimentícia

Importância das caldeiras para geração de vapor na indústria farmacêutica e alimentícia

Caldeiras para geração de vapor são equipamentos imprescindíveis em diversos processos industriais que necessitam de altos volumes de vapor, sempre a altas temperaturas e com o máximo de segurança.

Praticamente todos os tipos de industrias necessitam da geração de vapor, mas a indústria farmacêutica e a indústria alimentícia são caracterizadas como sendo dois dos principais setores industriais que continuamente fazem uso das caldeiras para geração de vapor em seus processos.

Veja em quais processos as caldeiras para geração de vapor serão utilizadas na indústria de alimentos e indústria farmacêutica e saiba quais são os tipos de vapor necessários para cada processo adotados nestes setores industriais.

[catálogo] Conheça nosso Aquecedor de Fluido Térmico a Biomassa | Baixar Grátis | XH-MAR

Caldeiras para geração de vapor na indústria de alimentos

Dentro da indústria de alimentos, as caldeiras para geração de vapor são utilizadas essencialmente no processo térmico de uma infinidade de processos.

Por definição, processamento térmico significa a aplicação de calor ao alimento durante um certo período de tempo e a uma temperatura cientificamente determinada para alcançar a esterilidade comercial do alimento.

Além disso, ainda no âmbito de alimentação, há outros setores que também fazem uso das caldeiras para geração de vapor em muitos de seus processos. Esse é o caso da indústria de laticínios e processamento do leite, além da indústria frigorífica.

Assim, na indústria de alimentos, o vapor gerado pelas caldeiras é geralmente utilizado para:

  • Operação de autoclaves e esterilizadores;
  • Esterilização de equipamentos responsáveis por todo o processo de produção;
  • Esterilização de reatores, tanques e tubulações de sistema;
  • Manutenção de barreiras de esterilização em sistemas de bloqueio e sangria;
  • Injeção direta e cozimento;
  • Pasteurização;
  • Umidificação de ambientes.

Uso do vapor gerado pelas caldeiras na indústria farmacêutica

Assim como ocorre com a indústria de alimentos, a indústria farmacêutica também é conhecida por ser um dos setores onde a esterilização dos equipamentos e do ambiente de produção deve ser a melhor possível.

Por essa razão, o uso das caldeiras para geração de vapor neste setor também será fundamental, porém deve-se usar um vapor específico neste ambiente, conhecido como vapor puro. Este tipo de vapor será responsável por fornecer vapor com as qualidades e características necessárias para esse tipo de atividade industrial.

Dessa forma, o vapor puro gerado em caldeiras será utilizado em grande quantidade ​​em muitas áreas da indústria farmacêutica, sendo usado principalmente para a esterilização de tanques, filtros e sistemas de tubulação, além de produtos esterilizadores. Também será usado para umedecer o ar em sistemas de salas limpas.

Dessa forma, a esterilização a vapor será encontrada nos seguintes processos da indústria farmacêutica:

  • Fabricação de soluções injetáveis ​​ou parentéricas, sempre estéreis;
  • Fabricação biofarmacêutica, caracterizada pela criação de um ambiente estéril para o crescimento do organismo de produção biológica (bactéria, levedura ou célula animal);
  • Fabricação de soluções estéreis, tendo como exemplo os produtos oftálmicos.

[catálogo] Aquecedor de Fluido Térmico a Gás | Baixar Grátis | XH-MAR

Vapores específicos devem ser utilizados nestas indústrias

Como vimos, nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, as caldeiras para geração de vapor tem grande importância, principalmente em razão das diversas utilidades que o vapor, por elas gerado, terá.

O vapor, produzido pelas caldeiras será utilizado em processos de aquecimento direto (contato físico com a matéria a ser aquecida) ou indireto (com a utilização de trocadores de calor), além de movimentação (força motriz), limpeza e esterilização de equipamentos.

Assim, tanto na indústria de alimentos, quanto na indústria farmacêutica devemos usar vapores específicos no processo, pois estes, em muitas ocasiões, precisam entrar em contato com o alimento ou remédio.

Existem basicamente três tipos de vapor “limpo” e as propriedades e características de cada tipo dependem essencialmente do método de geração deste vapor.

1. Vapor filtrado: este vapor é gerado em uma caldeira convencional e posteriormente filtrado.  Dependendo de cada situação específica, determina-se o filtro para a remoção de até 100% das partículas sólidas e gotículas líquidas maiores que 1 micron.;

2. Vapor limpo:  é obtido em um gerador de vapor ou através de um destilador de múltiplos estágios, sendo produzido a partir de água deionizada e destilada;

3. Vapor puro: é muito similar ao vapor limpo, porém é sempre produzido a partir de água destilada ou deionizada livre de pirogêneos (que fazem mal a saúde humana), normalmente definida pela sigla ‘W FI’.

Por fim, para que esses processos atinjam os resultados esperados, deve-se atentar para a qualidade da água utilizada pelas caldeiras. Essa água deve estar livre de contaminantes que possam interferir no processo de geração de vapor.

Aproveite e conheça as caldeiras a biomassa e a relação delas com a economia e a sustentabilidade da geração de vapor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.