6 boas práticas para o funcionamento seguro de uma caldeira

Sabemos que a caldeira possui um papel muito importante e indispensável em diversos setores industriais. Este equipamento é capaz de gerar grandes quantidades de vapor, para diversos procedimentos, operando sempre sob altas pressões e temperaturas. 

Devido a isso, todos os componentes de uma caldeira são amplamente exigidos. Portanto, é muito importante que diversas medidas sejam respeitadas no dia a dia, para evitar problemas e acidentes futuros. 

Neste conteúdo vamos abordar 6 boas práticas para o funcionamento seguro de uma caldeira, para que ela apresente sempre altos níveis de rendimento.

Acompanhe a leitura!

1- Nunca negligencie as manutenções preventivas e programadas 

Esta é, certamente, uma das práticas mais importantes. 

Todo e qualquer equipamento, seja ele industrial ou não, necessita de manutenções. No caso das caldeiras, a manutenção preventiva é crucial para identificar possíveis falhas e problemas que poderão ocorrer no futuro. Deste modo, a manutenção programada evita acidentes e interrupções inesperadas na produção da indústria. 

Além de identificar previamente possíveis falhas, a manutenção preventiva também permite que o equipamento opere em sua máxima eficiência, entregando o desempenho necessário exigido por sua empresa. 

É importante salientar que as manutenções preventivas e programadas DEVEM ser feitas por profissionais capacitados, que seguem à risca os parâmetros da NR 13. 

O que diz a NR 13? 

A Norma Regulamentadora 13, trata-se de um conjunto de normas previstas para o uso deste equipamento, tais como: 

  • Realização de testes de estanqueidade; 
  • Inspeções periódicas nas válvulas de segurança; 
  • Vistoria dos vasos de pressão;
  • Monitoramento da pressão no interior do equipamento. 

Estas são apenas algumas das indicações exigidas pela norma. Ou seja, há diversas outras obrigações que devem ser cumpridas no cotidiano de manutenção. 

As recomendações exigidas pela NR 13 possuem dois objetivos principais: o primeiro é permitir que defeitos sejam detectados antes que ocorra a parada operacional da máquina. Já o segundo, é garantir que todos os indicadores do fabricante sejam cumpridos. 

Quer ficar por dentro e saber mais sobre a NR 13? É só clicar aqui!

2- Atenção para a limpeza correta da caldeira e sua frequência 

Com o passar do tempo, é natural que a caldeira comece a apresentar desgastes devido aos processos de queima e produção de vapor, que podem ocasionar reações corrosivas, incrustações e acúmulos de detritos. 

Por isso, para minimizar este tipo de ocorrência, é indispensável investir na limpeza correta e periódica da caldeira.  

A limpeza deve ser realizada com cautela e muita atenção, para retirar todos os detritos. É indicado, portanto, que seja utilizado uma escova de aço apropriada, ou ainda, equipamentos específicos, conhecidos como pneumáticos, que são capazes de higienizar os tubos com mais rapidez e praticidade. 

Vale lembrar que as operações de limpeza da caldeira também devem  constar no manual do equipamento, fornecido pelo fabricante.

catálogo xh mar caldeiras

3- Priorize o fator humano 

Capacitar as pessoas que vão operar a caldeira é tão importante quanto os dois tópicos anteriores. 

Muitas vezes, a melhor caldeira do mercado é adquirida pela empresa, porém a capacitação correta e adequada do operador, é esquecida. Este é um grande erro, pois por mais tecnológica, completa e eficiente que seja a caldeira, o fator humano é primordial para seu funcionamento seguro. 

O treinamento do operador é, inclusive, previsto e exigido pela NR 13, devendo ser o mais abrangente, completo, consistente e prático possível. A norma exige que o operador possua o certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras, que deve ser ministrado por profissionais devidamente capacitados. 

4- Preste atenção na qualidade da água utilizada em sua caldeira 

A qualidade da água utilizada para operar a caldeira está diretamente ligada à eficiência do equipamento e sua vida útil. 

Este é, portanto, um ponto que não deve ser ignorado de forma alguma. 

Antes de ser aplicada na indústria, a água que será utilizada para alimentar a caldeira deve passar por um tratamento específico. Tal procedimento é vital para não prejudicar todos os componentes do equipamento, pois ele previne de forma consistente a corrosão, combate o aparecimento de incrustações nas superfícies de contato, além de retirar as ocorrências de arraste de ordem mecânica e química. 

Outra recomendação importante é seguir os padrões de qualidade e pureza da água na alimentação, fator este que deve ser acompanhado com muita atenção por profissionais qualificados.  

5- Mantenha a documentação necessária da caldeira sempre por perto 

Os documentos da caldeira possuem todos os desenhos de conjunto ou montagem, pontos de ajuste de interruptor, tempos de purga e até mesmo números de modelo de componente e manuais operacionais. 

Infelizmente, diversos incidentes ocorreram devido à solução incorreta de problemas porque as informações necessárias não estavam prontamente disponíveis. 

Ter a documentação da caldeira sempre por perto pode significar a diferença entre uma operação eficiente e um potencial desastre. Por isso, reúna os materiais relacionados a procedimentos e conformidades do equipamento, e mantenha-os em um local conhecido para serem acessados quando necessário.

6- Escolha um fornecedor de confiança 

Equipamentos térmicos podem ser muito perigosos quando fabricados fora dos padrões das normas de segurança e quando suas manutenções periódicas não são realizadas.  

Verifique, por exemplo, se o seu fornecedor segue as normas regulamentadoras, como a NR 13. 

Também é muito importante que o fornecedor que você está avaliando ofereça treinamento a você e seus colaboradores, para operar o equipamento que está sendo oferecido. Verifique se a empresa fornece cursos ministrados na sede da sua empresa e se ele assiste a partida inicial do equipamento dentro da sua fábrica.  

Detalhes como este podem fazer toda a diferença para a vida útil do seu equipamento e para a segurança dos seus colaboradores. 

Em um conteúdo anterior, trouxemos dicas VALIOSAS para você levar em consideração na hora de comprar o seu equipamento térmico e não errar na escolha do fornecedor. Vale a pena conferir: clique aqui! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.